Tecnologia a campo na Expocafé 2006

A edição 2006 da Expocafé, maior feira de tecnologia agrícola voltada para o agronegócio café, já tem data e local definidos: será realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na fazenda experimental da Epamig, em Três Pontas (MG). O objetivo do evento é levar aos empresários rurais as tecnologias disponíveis à competitividade e sustentabilidade do sistema produtivo de cada um, assim como mostrar aos visitantes o desenvolvimento sustentável da cafeicultura. A organização é da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Na programação da Expocafé, exposição, palestras, fórum de debates, rodadas de negócios e lançamentos dividem espaço com a tecnologia desenvolvida pelos patrocinadores e demonstrada em dinâmicas, diretamente no cafeeiro. A entrada na feira é gratuita e acontece entre às 8h e 18h.

Entre os patrocinadores, a Monsanto, multinacional do setor de biotecnologia agrícola, demonstrará o herbicida Roundup® Transorb, que obteve registro para culturas perenes em 2005. O principal diferencial deste herbicida é sua rápida translocação, que permite que o produto chegue mais rápido e em maior quantidade à raiz da planta daninha. Isso significa menor risco de perda em condições adversas como chuva após aplicação ou estresse de plantas daninhas, proporcionando melhor eficiência no controle.

César Gomes Rodrigues, engenheiro agrônomo da Monsanto, afirma que eventos como a Expocafé são fundamentais para que os produtores troquem informações entre si e com os técnicos presentes sobre a melhor forma de conduzir a lavoura. ?Além disso, os cafeicultores se atualizam sobre o cenário agrícola atual e podem buscar soluções para as próximas safras?, diz Rodrigues.

No estande da Monsanto serão apresentados, ainda, os portfólios de duas marcas de sementes de milho: a Sementes Agroceres e a Dekalb, ambos com demonstrações a campo e com opções que podem estar aliadas nas propriedades direcionadas à cafeicultura.

Tecnologia em milho

A Sementes Agroceres abordará todo o processo de silagem, a opção pelo uso de grãos úmidos, a importância dos silos para os animais de leite e, também, tratará da silagem de planta inteira. Serão apresentados os produtos AG 2060, de baixo investimento, AG 4051, de alto investimento, e o AG 1051, de médio e alto investimento. O AG 1051, ainda, é o híbrido mais plantado para silagem no Brasil, com 150 mil hectares de área ocupada.

A marca Dekalb fará a demonstração de um painel tecnológico, apresentando os resultados de produtividade que os agricultores da região Sul de Minas obtiveram na safra 2005/2006, com amostras de espigas dos híbridos DKB 390, DKB 330, DKB 199 e DKB 455.

Serviço

Expocafé 2006
Data: 31/05 a 02/06
Horário: 8h às 18h
Local: Fazenda Experimental da Epamig
Endereço: MG 167, em Três Pontas (MG)
Entrada gratuita

Fonte

CDI Comunicação
Andreza Horácio – Jornalista
E-mail: andreza@cdicom.com.br