Cultivares de videira da Embrapa Uva e Vinho à disposição dos produtores

Produtores interessados em plantar videiras de cultivares desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho já podem fazer a reserva de gemas para enxertia ainda neste inverno no Viveiro Vitácea – www.vitaceabrasil.com.br -, licenciado da Embrapa. Estão disponíveis gemas das cultivares BRS Magna, BRS Isis, BRS Núbia e BRS Vitória, ao custo de R$ 150,00 o lote de 100 gemas, mais despesas postais. O envio das gema deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de julho de 2014.

Confira as principais características das cultivares:

BRS Magna: é uma cultivar de uva tinta para elaboração de suco, com ampla adaptação climática, sendo recomendada para cultivo em regiões de clima tropical e temperado. Apresenta ciclo intermediário, com inicio da brotação na Serra Gaúcha em meados de setembro, sendo a sua colheita cerca de uma semana após a cultivar Concord, no começo de fevereiro. Destaca-se pelo sabor típico de V. labrusca, produzindo um suco de cor violácea intensa, com alto conteúdo de açúcares e baixa acidez, com características de aroma e sabor lembrando framboesa.

BRS Isis: é uma cultivar de uva sem sementes vermelha, tolerante ao míldio, de sabor neutro agradável, para consumo in natura. Pode ser cultivada, com sucesso sobre os porta-enxertos: IAC 572 Jales, na região Noroeste de São Paulo e IAC 313 Tropical e SO 4, no Vale do Submédio São Francisco.

BRS Núbia: é uma cultivar de uvas com sementes, para consumo in natura, recomendada para o cultivo na região norte do Paraná, noroeste do estado de São Paulo, norte de Minas Gerais e Vale do Submédio São Francisco. Esta cultivar, por suas bagas grandes e coloração bem definida, representa uma alternativa de uvas pretas com sementes para cultivo nas regiões onde foi testada.

BRS Vitória: é uma cultivar de uva de mesa sem sementes, bem adaptada ao cultivo nas regiões tropicais onde foi testada. A uva tem bagas com cor preta, bom equilíbrio entre açúcar e acidez, o que lhe confere ótimo sabor aframboezado, com potencial de sólidos solúveis (brix) chegando a mais de 20. Tem bom comportamento em relação ao rachamento de bagas. É tolerante ao míldio.

Para mais informações sobre essas e outras cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa Uva e Vinho acesse www.embrapa.br/cultivares.

A reserva e compra de gemas deverá ser feita diretamente com o Viveiro Vitácea pelo telefone: (35) 9977-6214 ou e-mail: vitacea@vitaceabrasil.com.br.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho
Viviane Zanella – Jornalista
Telefone: (54) 3455-8084