INPI lança guia para mostrar como fazer buscas de patentes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) lançou um guia para orientar os usuários a fazerem buscas de patentes em bancos de dados nacionais e internacionais, que concentram boa parte da informação tecnológica no mundo. Além de informações sobre banco do INPI, que permite acesso a pedidos de patentes depositados no Brasil, há orientações sobre o Latipad e o Espacenet.

O primeiro contém dados das patentes depositadas na Espanha e em países da América Latina e o último traz armazena as patentes de mais de 90 países, inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha. O guia apresenta o caminho para fazer buscas de marcas, desenhos industriais e programas de computador, além de conferir o andamento dos pedidos de indicações geográficas.

De acordo com instituto, a medida ajudará a evitar, por exemplo, que empresas façam um grande investimento em inovação para gerar um produto que já foi criado e está sendo explorado por outra companhia.

Acesse aqui o guia.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação