Segurança e Qualidade para Agroindústria Familiar no Brasil ganha site

Oferecer um ambiente virtual sobre os projetos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) para a melhoria da segurança e qualidade dos produtos oriundos de agroindústrias de alimentos de base familiar é a finalidade do site Segurança e Qualidade para Agroindústria Familiar no Brasil, que pode ser acessado em www.ctaa.embrapa.br/projetos/agroindustria.

O ambiente virtual é destinado a empreendedores agroindustriais de alimentos de base familiar e suas associações e cooperativas, instituições e técnicos de extensão rural e assistência técnica públicos e privados, escolas agrícolas e outras organizações e estudiosos de assuntos relacionadas com a produção de alimentos processados por produtores familiares.

O pesquisador Fénelon Nascimento informa que a iniciativa pretende "Dar transparência às ações, conquistas e dificuldades no campo, para benefício de instituições e técnicos que trabalham com o segmento de agroindústria familiar e propiciar o aprendizado coletivo e o desenvolvimento de método para internalização das Boas Práticas de Fabricação (BPF)". O site dispõe de um conjunto de informações sobre os projetos Fase I e II; Quem é Quem – referência dos agentes institucionais relacionados com a agroindústria familiar; Publicações; Dicas; entre outras.

As BPF são recomendações aceitas internacionalmente sobre um conjunto de itens relacionados com o local da agroindústria, as pessoas e os processos de gestão de trabalho com alimentos que visam criar condições de produção de alimentos seguros para o consumidor. A adoção das BPF se impõe à medida que um crescente número de produtores familiares incorpora a transformação de sua produção primária em produtos com maior valor agregado por meio do processamento.

Porém, o segmento de produção familiar nem sempre tem acesso às informações técnicas necessárias em tempo hábil e linguagem compreensível para a adoção das BPF. A partir deste quadro, desde 2006, a equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de 23 instituições parceiras nas unidades da federação, executou projetos com o objetivo de "Embasar agentes de desenvolvimento da agricultura no sentido de transformá-los em técnicos multiplicadores das Boas Práticas de Fabricação, higiene e sanificação para garantia da qualidade dos alimentos, evitando-se os riscos de contaminação, perdas ou depreciação do produto, garantindo, dessa forma, produtos seguros para os consumidores".

Mais informações

Pesquisador Fénelon Nascimento Neto
Telefone: (21) 3622-9600
E-mail: ctaa.sac@embrapa.br

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos
João Eugênio – Jornalista
Telefone: (21) 3622-9600