Publicação apresenta resultados do cultivo de pastagens no futuro

A Embrapa Pecuária Sudeste lançou uma publicação com resultados de uma pesquisa sobre cultivo futuro de pastagens no país. O documento "Cenários Agrícolas futuros para pastagens no Brasil" traz informações para produtores, técnicos, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.

Os resultados também podem ser consultados online por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Empresa e que permite simulações futuras do cultivo das principais espécies de pastagens no Brasil com base em mudanças climáticas. A ferramenta pode ser encontrada em https://scafforragem.cppse.embrapa.br.

A construção e a análise desses cenários futuros são estratégicas para o Brasil e servem de subsídio para o planejamento da exploração pecuária no território nacional. A pesquisa colabora para redução de riscos, aumento da segurança alimentar e sustentabilidade econômica, social e ambiental da pecuária.

O trabalho indica que as mudanças climáticas terão impactos na produção de pastagens. Com a tecnologia desenvolvida, o produtor pode simular as condições de cultivo de algumas das principais espécies de pastagens (capim-marandu, capim-tanzânia, palma forrageira, capim-bufel e azevém anual), considerando cenários com altas emissões de gases de efeito estufa e baixas emissões, para hoje, 2025 e 2055.

A publicação está disponível para consulta em https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/publicacoes.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste
Gisele Rosso – Jornalista
(16) 3411-5625
E-mail: pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br