Competição de inovação entre estudantes resulta em 200 modelos de negócios

O desenvolvimento de 200 modelos de negócios é um dos principais resultados do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição entre estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp desde 2011. Também foram criados três spin-offs — empresas originadas de pesquisas acadêmicas.

Os resultados foram apresentados na tese de doutorado de Virgílio Marques dos Santos, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com orientação de Antonio Batocchio. Santos é coordenador técnico do Desafio e vice-presidente da Unicamp Ventures, rede de ex-alunos empreendedores da Unicamp.

O objetivo do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de patentes e programas de computador da própria Unicamp.

As equipes participantes podem escolher qualquer tecnologia do banco de patentes ou do banco de softwares da universidade para, nos três meses de competição, desenvolver novos modelos de negócios a partir da escolha feita.

Ao longo do período são realizados workshops, palestras e mentorias para orientar as equipes. Ao final os vencedores são premiados com troféu e quantia em dinheiro.

Entre 2011 e 2013, 70 tecnologias da Unicamp foram utilizadas pelos mais de 500 estudantes que participaram da competição.

A edição de 2014 será finalizada no dia 2 de julho, no auditório do Conselho Universitário da Unicamp.

Mais informações em www.inova.unicamp.br/desafio e www.unicamp.br/unicamp/ju/597/um-modelo-para-o-empreendedorismo.

Fonte: Agência Fapesp