Especialistas da Zoetis assinam artigos do livro "Produção de Suínos: Teoria e Prática"

Um dos pilares da atuação da Zoetis é investir em ações de educação continuada, com o objetivo de levar conhecimento para o campo. Seguindo essa premissa, a médica veterinária e gerente de produtos, Marcela Tocchet foi responsável por produzir os artigos "Castração de Leitões" e "Imunocastração em suínos: fundamentos e aplicação prática", que integram o livro "Produção de Suínos: Teoria e Prática".

A castração de suínos como prática de manejo necessária para o controle do odor sexual ou de macho inteiro, os impactos da castração tradicional e os benefícios da imunocastração por meio de tecnologias inovadoras, como é o caso da vacina Vivax, foram os temas abordados nos artigos, que contaram também com a contribuição do médico veterinário Fábio Teixeira.

Sem fins lucrativos, o livro tem acesso gratuito e é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs), com o apoio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a parceria com o Sebrae Nacional. O projeto foi desenvolvido durante dois anos, com a coordenação da Abcs e edição da Integrall Soluções em Produção Animal, que realizou a supervisão técnica. O resultado é mais de 900 páginas com 109 artigos de 105 autores de referência em 21 capítulos. Para fazer o download gratuito basta acessar o link da Associação.

"O projeto é de extrema importância para o setor, pois permite a divulgação das tendências de mercado e a base teórica e prática dos principais temas que envolvem a suinocultura. Além do mais, a versão digital gratuita permite a ampliação do acesso ao conhecimento e, consequentemente, o fortalecimento do setor", afirma Evandro Poleze, diretor da Unidade de Negócios Suínos da Zoetis.

Entre os temas abordados no livro, o leitor terá acesso às informações sobre manejo, gestão, biosseguridade, estratégias de manejo e melhoramento genético. "Incentivamos nossos profissionais a contribuir com esses projetos, pois um dos principais objetivos da Zoetis é sempre levar conhecimento para o campo. Muitos produtores que estão em fazendas distantes, por exemplo, não tem como viajar para centros de atualização. Por meio desse livro, é possível disseminar o conhecimento dos principais especialistas do setor para a zona rural", afirma Poleze.

Sobre Vivax

Vacina para imunocastração que atua no sistema imunológico do suíno controlando as substâncias envolvidas no odor de macho inteiro, Vivax dispensa a castração cirúrgica em suínos, o que traz uma série de benefícios ao rebanho, reduz o impacto ambiental e melhora substancialmente a produtividade.

Outro benefício do uso da vacina é o consumo reduzido de alimentos por permitir que os animais expressem seu potencial natural de crescimento. Com o uso do produto, também há substancial diminuição da produção de dejetos, reduzindo em 60 litros a menos para cada 500 suínos, o que equivale a uma lagoa a menos de dejetos. Vivax é o primeiro produto veterinário voltado para saúde animal a obter a certificação mundial Environmental Product Declaration – EPD (ISO 14025 — Tipo III), expedida pelo Bureau Veritas Certification da Bélgica — líder em serviços de certificação com mais de 80 mil empresas acreditadas em 140 países.

Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. Com o faturamento de US$ 4,6 bilhões em 2013, a empresa trabalha continuamente para compreender os desafios reais de quem cria e se importa verdadeiramente com os animais em 120 países. Com cerca de 9,8 mil funcionários em todo o mundo, a Zoetis tem uma presença local em cerca de 70 países, sendo que em 11 destes possui 27 fábricas.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa
Juliana Ferreira — Jornalista
Telefone: (11) 3643-2845
E´mail: juliana.ferreira@cdn.com.br