UFTM abre seleção para a Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sediada em Uberaba, Minas Gerais, faz seleção para o curso de Licenciatura em Educação no Campo — LECampo, com habilitação em Ciências Naturais ou Matemática para ingresso em 2015. Leia a íntegra do Edital.

Abertas no dia 6 de outubro, as inscrições vão até 13 de outubro de 2014, e serão recebidas exclusivamente pela internet, acessando a página da UFTM. A taxa de R$ 10,00 deve ser paga até 14 de outubro, por Guia de Recolhimento da União (GRU).

Vagas

São oferecidas 120 vagas, 72 para professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, e 48 para jovens e adultos das comunidades do campo. A Universidade reserva 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, observados critérios estabelecidos pela Lei 12.711/2012.

A licenciatura em Educação do Campo é destinada à formação de professores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas áreas de Ciências Naturais ou Matemática, em escolas do campo.

O curso funcionará em turno integral no Tempo-Escola, nos meses de janeiro e julho em Uberaba, e no Tempo-Comunidade, os alunos terão apoio dos docentes em suas comunidades.

Conforme previsto no Edital, "são consideradas como escolas do campo aquelas que têm sede no espaço geográfico classificado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE como rural, e, mais amplamente, aquelas escolas que, mesmo sediadas em áreas consideradas urbanas, atendam a populações cuja dinâmica social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho e aos modos de vida do campo".

Seleção

A partir do dia 6 de novembro, o candidato deverá consultar a página da UFTM para verificar o local de prova que será aplicada no dia 16 de novembro, das 13 às 17 horas, nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Araxá, Iturama e Ituiutaba.

A seleção constará de uma prova objetiva e produção de texto, cada uma valendo 100 pontos. Serão 50 questões de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O gabarito será divulgado no mesmo dia da prova, a partir das 18 horas, no sítio da UFTM.

O resultado final será divulgado no dia 26 de novembro, no Núcleo de Processo Seletivo Discente e no sítio da Universidade, e a convocação para matrícula no dia 28 de novembro. As matrículas estão marcadas para 4 e 5 de dezembro, e as aulas iniciarão em 5 de janeiro de 2015.

A íntegra do Edital está disponível na página da UFTM.

Fonte: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Rosangela Rodrigues da Cunha – Jornalista