Nova série vai dar dicas de empreendedorismo para jovens

Metade dos novos empreendedores brasileiros tem até 34 anos, segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2013), maior estudo sobre empreendedorismo no mundo. Além da pouca idade, eles têm em comum a criatividade para lidar com situações corriqueiras e a habilidade de enxergar novas oportunidades de negócios no cotidiano. Pensando em motivar e inspirar ações inovadoras entre os jovens, o Canal Futura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam o projetoempreender. A iniciativa reúne a produção de um programa de TV, interprogramas de curta duração e um jogo virtual. Os conteúdos foram apresentados com exclusividade no evento realizado ontem (16/10/14) na PUC-Rio.

Durante o encontro, mediado pelo jornalista Marcelo Tas, representantes das instituições realizadoras falaram sobre a importância da educação empreendedora: o gerente-adjunto do Canal, João Alegria, e a gerente-adjunta de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae Nacional, Olívia Castro. Ainda foram apresentados, em primeira mão, trechos da série projetoempreender, com episódios protagonizados por Luana Cavalcante e Giovanni Tramontin, que estiveram no lançamento para contar suas experiências criativas.

O programa estreia na tela do Canal Futura no dia 22 de outubro, às 16h30, e vai apresentar histórias de 78 jovens, entre 13 e 24 anos, de diferentes lugares do país, que criaram produtos e serviços com grande potencial, a partir de sua própria vivência pessoal. Eles atuam em diversos segmentos, como música, moda, artes visuais, gastronomia e digital.

Luana, de 20 anos, usa cadeira de rodas e é a fundadora da marca Sweet Angels. Ela comercializa shorts, vestidos, macacões e camisas com velcro na lateral. As roupas, feitas sob medida para cada cliente, dão mais autonomia às pessoas com deficiência, contribuindo, assim, para aumentar a autoestima delas.

Estudante de engenharia, também com 20 anos de idade, Giovanni gerencia um canal no YouTube chamado Hoxton Gamer, com dicas sobre jogos online. Frequentador de outros canais similares na web, o jovem começou a gravar vídeos e angariou fãs. A partir daí, procurou por patrocinadores e parceiros. Graças a isso, Giovanni conseguiu monetizar o Hoxton Gamer, que conta, hoje, com 50 mil visualizações mensais e cerca de 5.300 assinantes.

"O empreendedorismo é uma alternativa de carreira cada vez mais viável para os jovens. Há cinco anos, o maior sonho profissional dos jovens era trabalhar em uma multinacional, hoje é ter o próprio negócio", afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. "Quanto mais cedo os jovens forem informados desse caminho e bem orientados quanto a competências empreendedoras essenciais, maiores as chances de sucesso no mercado – o que é bom para as empresas e para a economia do país", diz, acrescentando que o Sebrae possui ações de educação empreendedora para jovens de diversas faixas etárias – desde o ensino fundamental até o ensino superior.

João Alegria ressalta que o projetoempreender é resultado de uma longa parceria entre o Canal Futura e Sebrae no campo do empreendedorismo, que chega agora até os jovens. Para ele, essa ação é importante e estratégica para o Futura, pois contribui para manter aberto nosso canal de diálogo com as novas gerações.

"O projeto tem um modo particular bem próprio de entender esse segmento como protagonista da sua própria história e transformador do meio em que se insere. É, ao mesmo tempo, um reconhecimento a tanto jovens criadores e realizadores, mas também um chamado para que mais pessoas assumam as rédeas do próprio destino, garantindo um mundo melhor pra si mesmo e para aqueles que os cercam."

Vídeos e jogos

O projetoempreendercontempla aindainterprogramas de animação, de curta duração (dois minutos cada), com orientações e dicas para quem quer montar o próprio negócio. O objetivo é levar ao público, de forma simples e bem humorada, conceitos e conhecimentos sobre empreendedorismo, como a necessidade de pesquisa de mercado para alavancar o negócio e as diferentes formas de registrar uma empresa.

A partir do dia 22, os interprogramas serão veiculados na grade do Canal Futura e ficarão disponíveis no site do Canal em www.futura.org.br/projetoempreender. O espaço contará ainda, posteriormente, com os episódios da série de TV projetoempreender.

O público poderá acessar também pela web o jogo CDF – Clube Desafio Futura. Por meiode perguntas e respostas, os internautas testarão conhecimentos sobre empreendedorismo, dentre outros temas, de maneira lúdica e divertida.

Anote na agenda

Estreia da série projetoempreender no Canal Futura

Estreia: 22 de outubro (quarta-feira), 16h30
Exibição: quartas-feiras, 16h30
Reprises: sábados, 16h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Débora Cronemberger – Jornalista
Telefone: (61) 3243-7851