Sistema CNA/Senar lança programa para formar novas lideranças

Determinados a formar novos líderes para o agronegócio brasileiro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançaram ontem (31/10/14), o Programa CNA Jovem — Jovens liderando o Agro. A cerimônia de abertura aconteceu à noite, em Brasília (DF), e contou com a presença dos 135 participantes selecionados para ingressar no novo programa, 11 professores da entidade formadora e lideranças do Agro.

A programação segue nos dois dias seguintes, quando começam as atividades e oficinas de formação. Hoje (01/11), um dos destaques do encontro será a apresentação do professor da Singularity University, dos Estados Unidos, Jose Cordeiro, que falará sobre inovação, tecnologias e futurismo.

O programa vai preparar jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Os selecionados serão capacitados através de um curso de formação com aproximadamente 300 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitirá o desenvolvimento pessoal e profissional deles como líderes.

Para a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Andréa Barbosa Alves, o maior ganho do programa será justamente a formação oferecida aos participantes, que serão inseridos em debates de grande relevância para o Agro brasileiro e mundial, receberão um conteúdo vivencial sobre liderança e construirão planos de ação em cima de desafios do setor. "Tudo isso será muito importante para a vida profissional desses jovens, que poderão ser lideranças do Agro aonde estiverem atuando. Outro grande ganho será a rede de contatos que eles poderão fazer com os outros participantes e com as lideranças da área que participarão da programação", destaca.

Ao final, os cinco candidatos que se destacarem durante o processo formativo serão indicados como Líderes Jovens da CNA e farão uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

CNA Jovem

O programa terá quatro encontros presenciais (64 horas) e atividades de EaD (72 horas). Em paralelo, os alunos farão um curso EaD de inglês (120 horas). A formação vai associar o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões através de desafios práticos, elaboração de planos de negócios, business games, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação.

O processo de formação dos jovens será realizado por três entidades: Fundação Instituto de Administração (FIA), HSM Experience e EF — Education First.

Fonte: Agência CNA
Telefone: (61) 2109-4141