Seminário internacional discute aproveitamento de soro de leite

Um produto que era considerado resíduo e destinado apenas à alimentação animal, o soro de leite, coproduto da fabricação de queijos, ganhou posição de destaque no mundo por seu potencial funcional e nutricional. Atualmente, os compostos fracionados do soro de leite, como as proteínas, lactose e a gordura podem ser usados como ingredientes importantes nas indústrias de alimentos, valorando toda a cadeia do soro e gerando impactos sociais, econômicos e ambientais positivos nas regiões produtoras.

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2014, instituições científicas e pesquisadores de Austrália, Argentina, Colômbia, Brasil e Uruguai se encontrarão no Seminário Internacional Aproveitamento do Soro de Leite – Tecnologia, Qualidade, Logística para discutir as atividades relacionadas com o aproveitamento do soro de leite no país, promover a troca de experiências com o setor produtivo, o direcionamento da pesquisa e inovação na área e o relato das experiências bem sucedidas de outros países no aproveitamento do soro, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora (MG).

A atividade leiteira no Brasil cresce a uma taxa de 5% ao ano (IBGE/2013) e, com ela, tem aumentado também a produção de queijos e outros derivados do leite, gerando mais de 6 bilhões de litros de soro de leite ao ano que ainda não são aproveitados integralmente. Atualmente, o país conta com incentivos políticos e econômicos para alavancar estas atividades e o setor encontra-se em franca expansão, favorecendo discussões, estudos e geração de tecnologia e inovação para o melhor aproveitamento do soro de leite.

O seminário, coordenado pelos doutores Airdem Assis (Polo de Excelência de Leite e Derivados), Amauri Rosenthal (Embrapa Agroindústria de Alimentos), Danielle Braga Chelini Pereira (ILCT) e Rosangela Zoccal (Embrapa Gado de Leite), é destinado a gerentes, operadores, técnicos, laboratoristas e responsáveis de qualidade, estudantes de pós-graduação, relacionados com o processamento de leite e derivados.

A programação conta com palestras e mesas redondas sobre estado da arte, tendências e perspectivas, logística de captação e distribuição para soro, depoimentos da indústria sobre experiências de aproveitamento de soro, inovações tecnológicas de processos e produtos, qualidade e normatização do soro e produtos derivados, entre outros.

Estão confirmados pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) e de empresas do setor, além dos palestrantes internacionais.

Anote na agenda

Seminário Internacional Aproveitamento do Soro de Leite
Data: 25 e 26 de novembro de 2014
Local: Auditório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Endereço: Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 – Bairro Santa Terezinha – Juiz de Fora/MG

Vagas limitadas a 150 participantes

Investimento

Profissional: R$3 00,00
Estudante: R$ 150,00

As inscrições serão feitas na Fundação Último de Carvalho (Faduc) em: www.candidotostes.com.br/seminario2014.html.

Mais informações

Instituto de Laticínios Cândito Tostes
Telefone: (32) 3224-5450
E-mail: candidotostes@candidostes.com.br

Embrapa Agroindústria de Alimentos
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21)3622-9747
Fax: (21)3622-9713
E-mail: agroindustria-de-alimentos.eventos@embrapa.br

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos
João Eugênio Diaz Rocha – Jornalista
Telefone: (21) 3622-9600