Sebrae lança Plataforma Copyme

O Sebrae lançou a Copyme, plataforma online de compartilhamento de soluções empresariais para pequenos negócios voltada aos parceiros internacionais. A Copyme reúne a expertise do Sebrae no atendimento aos empreendedores brasileiros, de forma simples e direta. O lançamento ocorreu no dia 4 de novembro de 2014 em Guayaquil, no Equador, durante o Fórum Interamericano da Pequena Empresa (Foromic).

A Copyme surgiu a partir da necessidade de promover a competitividade dos pequenos negócios na América Latina, no Caribe e na África lusófona para alavancar o desenvolvimento regional. "Na era do conhecimento, o mais importante é compartilhar informações e é isso que a plataforma faz", ressaltou a gerente da Assessoria Internacional do Sebrae, Fernanda Maciel Carneiro.

A plataforma está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e é fruto de parceria entre o Sebrae, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

Durante o lançamento, parceiros da Copyme tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a plataforma e sugerir novas oportunidades de cooperação. "Para nós, o site é como uma caixa de ferramentas. Agora nossa maior responsabilidade é difundir essas informações e triplicar o número de parceiros", afirmou Liliana Monteiro, do Centro para a Promoção da Micro e Pequena Empresa na América Central (Cenpromype).

Juan Merino, do Ministério da Produção do Peru, lembrou que seu país está trabalhando para a construção de um marco legal que favoreça o desenvolvimento dos pequenos negócios. "Este é um bom momento para coletarmos boas práticas nessa área", disse ele, em referência à experiência do Sebrae na elaboração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa — uma atuação descrita na Copyme.

As informações contidas na plataforma destinam-se tanto a empresários quanto a instituições de fomento aos pequenos negócios. As entidades que formalizarem a parceria com a Copyme têm acesso a conteúdos restritos. São diversos vídeos, manuais, cartilhas e documentos que detalham a atuação do Sebrae em sete áreas: atendimento ao cliente, acesso a mercados, acesso a serviços financeiros, capacitação, inovação, políticas públicas e educação corporativa.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Telefone: (61) 3243-7851