Abertas as inscrições para o 18º Curso de Controle Biológico de Pragas da Embrapa

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove no período de 1 a 12 de dezembro de 2014, em Brasília (DF), o 18º Curso de Controle Biológico de Pragas. O Curso é voltado estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de agronomia, biologia e outras afins e tem como objetivo capacitar os participantes no conhecimento de agentes de controle biológico e sua aplicação contra pragas agrícolas e insetos vetores de doenças tropicais. Estão sendo oferecidas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia através deste link, até o dia 24 de novembro de 2014.

O controle biológico tem como objetivo controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. É um método de controle racional e sadio, pois se baseia no estudo da relação entre os seres vivos no meio ambiente, que é reproduzida pelos cientistas em condições experimentais.

Esses inimigos naturais podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias, específicos para controlar os insetos-alvo. Mais recentemente, os semioquímicos, que são elementos da comunicação entre os insetos, também têm se mostrado muito eficientes para o monitoramento e controle biológico de pragas da agricultura. O objetivo final das pesquisas é usá-los no desenvolvimento de produtos biológicos que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.

O conteúdo programático do 18º Curso de Controle Biológico de Pragas inclui conhecimentos teóricos, como: bases ecológicas do controle biológico; criação e variabilidade genética de insetos; ecologia molecular como uma ferramenta para o controle de pragas; legislação de acesso a agentes de controle biológico; além de segurança e regulamentação de agentes microbiológicos para controle de pragas, entre muitos outros.

Como práticas demonstrativas, destacam-se: técnicas de isolamento, preservação e identificação morfológica de agentes de controle biológico; análises sobre aspectos biológicos e comportamentais, entre outras.

O corpo docente do Curso é formado por pesquisadores e professores de três unidades de pesquisa da Embrapa no Distrito Federal (Recursos Genéticos e Biotecnologia, Hortaliças e Cerrados), do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, o desenvolvimento e uso de produtos biológicos para controle de pragas e doenças vêm aumentando muito no Brasil, especialmente para atender às demandas da sociedade atual, que é cada vez mais exigente em relação à utilização de produtos saudáveis e alimentos livres de resíduos de agrotóxicos. "Por isso, é importante que esses profissionais conheçam os aspectos teóricos e práticos envolvidos na formulação e utilização desses produtos", complementa a pesquisadora.

As inscrições para o 18º Curso de Controle Biológico de Pragas podem ser feitas neste link.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fernanda Diniz – Jornalista
Telefone: (61) 3448-4769 e 3340-3672