Inovação tecnológica e mercado serão tema do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015

Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja. Esse será o tema do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015, que serão realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de 22 a 25 de junho de 2015, em Florianópolis (SC). A programação técnica acaba de ser definida e o debate estará focado nos vários aspectos do agronegócio da soja envolvendo, o manejo da cultura, o controle de pragas e doenças, o impacto das mudanças climáticas, a infraestrutura de produção, o armazenamento e transporte, a comercialização, entre outros. "Além disso, novas tecnologias que certamente irão mudar paradigmas de produção serão apresentadas, principalmente, as advindas da biotecnologia", destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja.

A temática do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015 expressa a ideia de que o crescimento da soja está baseado nos avanços tecnológicos e no mercado crescente. Por isso, têm por objetivos discutir com os principais participantes da cadeia produtiva as tendências e os desafios do agronegócio da soja no Brasil e no mundo. Para Nepomuceno, os eventos destacam-se por reunir um público com alto grau de interesse em inovação, conhecimento de mercado, lideranças empresariais e formadores de opinião. "Com base neste conceito, elaboramos uma programação técnica diversificada, formada por especialistas nos principais aspectos da cultura e do agronegócio, com a apresentação de trabalhos científicos que permitirão a atualização em temáticas que estão na fronteira do conhecimento.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2013/14, a produção de soja no Brasil foi de 86 milhões de toneladas, a área cultivada de 30 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,0t/ha. Esses números garantem ao complexo soja, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil: US$ 31 bilhões. A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira. Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil. "Considero estratégico que os diferentes agentes da cadeia produtiva da soja possam reunir-se em um evento, no qual as discussões técnicas misturam-se a momentos de troca de experiências e de oportunidades de parcerias e de negócios", ressalta Nepomuceno.

Confira a programação completa na página do evento: www.cbsoja.com.br.

Mais informações

VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015
E-mail: cbsoja@fbeventos.com
Telefone: (43) 3025-5223

Fonte: Embrapa Soja
Lebna Landgraf – Jornalista
Telefone: (43) 3371-6061
E-mail: soja.imprensa@embrapa.br