Livro apresenta tecnologias para Saneamento Básico Rural

No Ano Internacional da Agricultura familiar, a Embrapa Instrumentação traz mais uma contribuição, numa literatura dedicada às tecnologias sociais, em linguagem simples e objetiva, rica tanto em conteúdo quanto em ilustrações. O livro Saneamento Básico Rural integra a coleção ABC da Agricultura Familiar, editado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), e é o primeiro do centro de pesquisa de São Carlos em uma coleção corporativa.

Em 65 páginas, o leitor encontrará um panorama sobre a situação do saneamento básico no Brasil, dados estatísticos, instruções de uso das tecnologias, as perguntas mais frequentes dos interessados, esquemas e fotos das três tecnologias que compõem o sistema – o Clorador Embrapa, a Fossa Séptica Biodigestora e o Jardim Filtrante.

Para o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, editor do livro, "ele vem coroar o esforço de mais de uma década em tornar as informações sobre o tema acessíveis a diferentes públicos. Ao integrar uma coleção da Embrapa, cuja proposta é trazer conteúdo de forma didática, com tamanho reduzido, a obra poderá ter visibilidade nacional e ajudará a suprir a carência de muitos produtores para um bem tão precioso, a água".

O livro poderá ser adquirido por R$ 4,00 na livraria virtual da Embrapa, no endereço: www.embrapa.br ou pelo e-mail: livraria@embrapa.br.

Ações pelo Brasil

Durante 2014, declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Embrapa Instrumentação realizou diversas ações para divulgação das tecnologias sociais ligadas ao Saneamento Básico Rural.

Foram realizados dias de campo em Ribeirão Bonito (SP), em parceria com o Rotay Club e em Tabatinga (SP), em parceria com o Sebrae e o sindicato rural local. Para facilitar o acesso ao Jardim Filtrante, foi assinado um contrato para transferência de know-how com a empresa Ecosys, de Bauru (SP). O público metropolitano foi contemplado em Paralheiros, na capital paulista, com uma palestra sobre o tema, organizada em parceria com a Iniciativa Verde.

A realização de minicursos sobre Saneamento Básico Rural também marcou as atividades nesse ano especial: em Santa Leopoldina (ES), em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN); em Nova Olímpia, Arenápolis e Cáceres (MT), em parceria com a WWF Brasil e o Consórcio Cabeceiras do Pantanal; em Macapá, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Embrapa Amapá; em Cruzeiro do Sul (AC), em parceria com a SOS Amazônia e Embrapa Acre; Em São Luís, Mata Roma e Caxias (MA), em parceria com a Embrapa Cocais e Embrapa Acre; em Palmeira das Missões (RS), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e em São Carlos (SP).

"Tivemos contato com centenas de pessoas ao longo do ano, em várias partes do Brasil, interessadas em desenvolver ações efetivas para melhoria das condições de Saneamento Básico Rural. A partir do lançamento do livro da Coleção ABC da Agricultura Familiar, contamos com mais um importante instrumento para esse trabalho junto com nossos parceiros", explicou Wilson Tadeu Lopes da Silva.

Fonte: Embrapa Instrumentação
Edilson Pepino Fragalle e Joana Silva – Jornalistas
Telefones: (16) 2107-2901 e (16) 2107-2843
E-mail: instrumentacao.imprensa@embrapa.br