Inscrições abertas para o Curso a Distância de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural ofertado pela UFLA

Estão abertas as pré-inscrições para as próximas turmas do Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).O curso é aberto a toda a sociedade e as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site http://hotsite.mma.gov.br/capcar/, até o dia 19 de dezembro de 2014. A próxima turma terá início no dia 8 de dezembro de 2014. Ainda está prevista mais uma turma, com início em março de 2015.O curso é gratuito e tem como objetivo formar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal).

O Sicar foi desenvolvido na UFLA, pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), a convite do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

A demanda pelo CapCAR reflete a importância do cadastro para todo o Brasil, pois foi o curso a distância que teve maior adesão entre aqueles oferecidos pela universidade. A primeira turma, composta por 10 mil cursistas, teve 99% de assiduidade. Até o final do curso, serão capacitadas 31 mil pessoas.

Inscrições

Após o período de inscrições, todos os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, com antecedência mínima de 15 dias, para envio da documentação de efetivação da matrícula. A organização do curso recomenda que os candidatos fiquem atentos às suas contas de e-mail (caixa de entrada e caixa de spam), pois essa será a única forma de contato.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Gabriel Lui, os conteúdos proporcionam uma visão ampla dos aspectos legais e apresentam um passo a passo do processo de cadastramento. “O curso foi pensado para ser acessível, didático, mas bastante completo. O nosso objetivo é que as aulas forneçam as informações necessárias para realizar todo processo de cadastramento e também despertem o interesse dos alunos para a agenda de regularização ambiental. A procura tem superado as nossas expectativas, o que ressalta o interesse em conhecer melhor o CAR”, diz Lui.

O curso

O coordenador técnico do curso, Ewerton Carvalho, destaca que o curso não trata das plataformas estaduais de inscrição no CAR (Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Rondônia), mas sim, da Plataforma de Cadastro Nacional (SICAR), utilizada pelos demais estados e Distrito Federal.

O curso será ministrado integralmente a distância, por meio de atividades via internet. As aulas consistem em textos explicativos, videoaulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos para que o estudante se sinta seguro na execução das atividades.

Veja, abaixo, um exemplo de videoaula, apresentada pela jornalista Rosana Jatobá:

Apresentação CapCAR from CapCAR on Vimeo.

Ao final do curso, o participante receberá um certificado do Curso de Extensão de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), emitido pela UFLA.

Para dúvidas e informações sobre o CapCAR use o formulário disponível no site ou ligue no telefone: (35) 3829-1123.

Fonte: Universidade Federal de Lavras
Assessoria de Comunicação da UFLA
Cibele Aguiar – Jornalista