Comissão da ONU lança iniciativa para reduzir níveis de amônia na atmosfera

A Comissão Econômica da ONU para a Europa (Unece), lançou uma iniciativa para reduzir os níveis de amônia na atmosfera. Segundo o órgão, a maior fonte das emissões de amônia, também conhecida por NH3, é a agricultura. A substância é obtida através da decomposição de matéria orgânica, como as fezes dos animais, e de fertilizantes com base em nitrogênio mineral.

Em 2012, o setor agrícola foi responsável por 88,4% das emissões de amônia na região da Unece, excluindo Canadá e Estados Unidos, que também fazem parte da comissão, mesmo não estando na Europa.

Os especialistas alertam que essas emissões representam uma ameaça à saúde humana e podem causar problemas no coração e doenças respiratórias. A amônia pode gerar também perda da biodiversidade em vários ecossistemas.

A Unece adotou no dia 11 de dezembro de 2014 uma nova norma para ajudar os países a reduzir as emissões na agricultura.

Propostas

Entre as propostas da agência estão o manejo do ciclo de nitrogênio na região, novas técnicas de alimentação dos animais e medidas para reduzir as emissões geradas pela decomposição orgânica.

Os especialistas sugerem ainda técnicas para armazenar e espalhar esterco pela área de cultivo, como também, mostram como utilizar sistemas de baixa emissão de gases e medidas para limitar as emissões de amônia geradas pelo uso de fertilizantes minerais.

Fonte: Rádio ONU
Edgard Júnior – Nova York