Pós em Geologia da UFPR oferta 22 vagas para formação de gestor territorial e da informação

Formar pesquisadores não apenas para a procura, mas também, para a gestão de bens minerais, para o gerenciamento de recursos hídricos e para a utilização, aproveitamento e preservação do meio ambiente. Este é o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Geologia Exploratório e Geologia Ambiental do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que para 2015 oferta 22 vagas – 12 para o mestrado e 10 para o doutorado.

Segundo o coordenador do Programa, professor Fernando Vesely, a ideia é contribuir na formação de profissionais com características de gestor territorial e da informação, de forma interativa com outras áreas, com preocupações ambientais, e aptos para as mudanças tecnológicas que estão despontando atualmente na sociedade. A tendência, no momento, é a adoção de sistemas de informações interconectados por computadores, cuja tecnologia será um elemento crucial no desenho organizacional do futuro, por isso, explica Vesely, "o cuidado com a aprendizagem científica e tecnológica mais moderna é uma preocupação constante desta Pós-Graduação", implantada na UFPR em 1992.

Estrutura Flexível

Para atender as tendências da comunidade científica e demandas do setor empresarial, o curso foi planejado com uma estrutura flexível, estimulando o desenvolvimento de dissertações e teses com abordagem científica voltada à resolução de problemas da sociedade, destaca o coordenador. Sendo assim, o planejamento centrado no processo foi substituído pelo enfoque no produto; o constante estado de adaptação da sociedade é continuamente observado, pois ela tem se mostrado exigente em termos de qualidade; e a adoção do uso frequente da imagem, que é obtida com recursos da tecnologia da informação.

Profissionais interessados em concorrer a uma das 22 vagas ofertadas no mestrado e no doutorado, poderão se inscrever no período de 2 a 13 de fevereiro de 2015, neste link. Os candidatos encontrarão nesta página todas as informações sobre documentação, provas, bolsas de estudo, entre outros dados.

Fonte: Universidade Federal do Paraná
Celsina Favorito – Jornalista