Parceria entre Vigiagro e UnB resulta em publicação de artigos em periódicos internacionais

A Universidade de Brasília (UnB) juntamente com a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicaram, somente este ano de 2014, três artigos científicos em reconhecidos periódicos internacionais – Preventive Veterinary Medicine, Emerging Infections Disease e Springer Plus. Os trabalhos científicos publicados reforçaram a importância da fiscalização de bagagens em terminais internacionais de passageiros no Brasil.

Os artigos são produtos de uma parceria com a Universidade de Brasília, resultante do Edital nº 64/2008/Mapa. Como produto, foram realizados estudos científicos para avaliação do risco de introdução de doenças animais e humanas, por meio de produtos de origem animal, transportados em bagagens de passageiros, procedentes de voos internacionais, nos principais aeroportos brasileiros.

Essa parceria permitiu a defesa de várias monografias de conclusão do curso de Medicina Veterinária da UnB, de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além da publicação dos artigos.

De acordo com o Fiscal Federal Agropecuário Marcos Eielson Pinheiro de Sá, da Coordenação-Geral do Sistema de Vigilância Agropecuária, os artigos demonstram o reconhecimento pela comunidade científica internacional da importância da fiscalização do Vigiagro. "O conhecimento científico é responsável por promover as transformações sociais e tecnológicas que impulsionam a evolução da sociedade. As universidades têm um importante papel nesse processo, pois além de serem responsáveis pela formação de profissionais, são importantes fomentadores da base científica, necessária para fundamentar as ações fiscalizatórias dos órgãos públicos, no exercício de suas atribuições e competências institucionais", explicou.

Segundo Marcos, um dos principais resultados dos estudos realizados foi a proposição de um anteprojeto de Lei, que está sob análise da Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura. A proposta é aplicar penalidades mais adequadas para as infrações decorrentes do trânsito irregular de produtos agropecuários, já que estes produtos trazidos irregularmente para o Brasil podem representar risco para a agropecuária nacional.

Clique abaixo para conferir os artigos:

Preventive Veterinary Medicine
Emerging Infections Disease
Springer Plus

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Assessoria de Comunicação Social do MAPA
Rossana Gasparini – Jornalista
Telefone: (61) 3218-2461