Empresa criada dentro de universidade faz sucesso com a produção de forno solar

Uma empresa criada dentro da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no interior de São Paulo, fabrica fornos que funcionam à base de energia solar. Hoje, a Pleno Sol anda com as próprias pernas e já produziu 150 unidades para clientes de todo o Brasil.

“O forno solar permite a economia de recursos naturais. Mais importante: funciona para o preparo de alimentos em locais onde não há recursos naturais, como o semiárido brasileiro ou a África”, explicou Nicolau Bussolati, fundador da Pleno Sol, ao PME Estadão.

Segundo a empresa, o forno “permite o máximo aproveitamento da energia solar independentemente do horário, época do ano ou região”, além de ser potente, versátil e durável.

Antes restrita aos laboratórios de universidades, a biotecnologia ganha cada vez mais espaço fora do ambiente acadêmico, graças a sua capacidade de solucionar uma gama de problemas sociais.

“Questões ambientais têm chamado a atenção de empreendedores para o desenvolvimento de produtos e serviços que resolvam desafios enfrentados pelas cidades”, destacou André Viola Ferreira, líder de mercados estratégicos da Ernst e Young.

Assista ao vídeo sobre o projeto:

Veja este vídeo na TV AGROSOFT:

FONTE: Eco D