UFPR vai pesquisar sementes de moranga gigante

Uma moranga rosa de 60 quilos está chamando a atenção da comunidade universitária do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR)). O vegetal, muito acima do tamanho habitual da espécie, foi adquirido pelo professor Flávio Zanette diretamente do produtor, Elizabeth Guedes, do Sítio São Marcos, em Campina Grande do Sul, parceiro da instituição em pesquisas da área de fruticultura.

A intenção do professor é colher as sementes da moranga gigante para pesquisas. “O sítio recebeu oito sementes vindas do município de Maravilha, em Santa Catarina, de produtores que já tinham registrado espécimes bem grandes. Essas sementes geraram três morangas, todas com mais de 40 quilos. Agora pretendemos plantar as nossas sementes na Fazenda Experimental do Canguiri e no litoral, para analisarmos os resultados”, explica o professor Zanette, que atua na pós-graduação em Agronomia da UFPR.

Quem quiser pode conferir a moranga gigante, que está em exposição no hall da direção do Setor, no campus Agrárias (Rua dos Funcionários), até o final de fevereiro.

FONTE: Universidade Federal do Paraná
Simone Meirelles – Jornalista