Site Sistemas de Produção lança conteúdo sobre maracujazeiro

A partir de agora, técnicos e produtores de maracujá da Bahia terão à disposição uma importante fonte de informação sobre o cultivo da espécie no Estado, que inclui orientações para todas as suas fases da produção: tratos culturais, controle de pragas e doenças, manejo na colheita e pós-colheita, uso de agrotóxicos e mercado e comercialização. A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade responsável pelo conteúdo técnico, acaba de lançar mais um conteúdo no site Sistemas de Produção especificamente sobre o tema.

O objetivo da publicação é contribuir para o aumento da produtividade do maracujá na Bahia (que, em 2012, foi de 10,7 toneladas por hectare; ao passo que a média nacional é hoje de 13,4 toneladas por hectare), apesar de esse Estado ser o maior produtor brasileiro da fruta e concentrar 41% do total cultivado, no País, numa área de quase 30 mil hectares. Atualmente, cerca de 60% da produção baiana tem origem nos municípios de Dom Basílio, de Livramento de Nossa Senhora e de Rio Real.

Interesse prático

O site Sistemas de Produção Embrapa (SPE), um dos líderes no ranking de acessos da Embrapa, que, nos últimos dois anos, registrou cerca de 8 milhões de visitas, destina-se a oferecer informações tecnológicas objetivas, regionalizadas e de interesse prático, sobre o processo produtivo agropecuário e demais atividades das cadeias do agronegócio brasileiro. Cada publicação eletrônica da série SPE trata de um determinado cultivo ou criação, embora possa abordar também consórcios de cultivos ou sistemas integrados de exploração animal e vegetal.

Disponível em versão mais moderna desde abril de 2014, o novo site SPE resulta de quase um ano de trabalho das equipes da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com empresa especializada em plataforma web corporativa (Liferay) de gestão de conteúdos.

Além do recém-lançado Sistema de produção cultivo do maracujazeiro para o Estado da Bahia, também estão disponíveis para consulta os sistemas de produção sobre algodão, amendoim, araucária, banana, canola, centeio, cevada, erva-mate, eucalipto, gado leiteiro, gergelim, guaraná, mamona, milheto, milho, pinus, sisal, sorgo e trigo.

Para conhecer os conteúdos dos Sistemas de Produção Embrapa (SPE), acesse www.embrapa.br/sistemasdeproducao.

FONTE: Embrapa Informação Tecnológica
Katia Marsicano – Jornalista
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: informacao-tecnologia.imprensa@embrapa.br