Especialista afirma que ovo é fonte de proteína superior à carne e ao leite

Na palestra Ovo: alimento funcional, realizada no I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, o nutricionista Gabriel de Carvalho, introdutor do termo Nutrição Funcional no País, expos os principais benefícios do ovo e sua importância na dieta humana. Uma das principais conclusões dos estudos do profissional é o apontamento da proteína do ovo como uma das mais qualificadas entre as demais.

Em sua palestra, Gabriel de Carvalho discorreu sobre as principais vantagens do ovo em relação a outros alimentos, como por exemplo seu baixo custo, a quantidade e qualidade dos seus nutrientes ? chega a fornecer quase 50% da necessidade diária no caso da colina ? e também como fonte de nutrientes raros, não encontrados com facilidade em outros alimentos: a lecitina, a fosfatidilcolina e a colina.

O ovo ainda é considerado uma excelente fonte de proteína em relação a outros alimentos de nossa dieta, pois, como afirma Carvalho, “o ovo oferece uma proteína barata, de altíssimo valor biológico, de elevada digestão e de ótima absorção. Muito melhor do que o leite, a carne ou qualquer outro músculo, é um alimento incomparável em termos de qualidade”.

Com o objetivo de desenvolver o relacionamento com os profissionais da área de saúde e nutrição, o Instituto Ovos Brasil, que participou do I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, tem como sua principal atividade a divulgação de informações sobre as propriedades nutricionais do ovo e seus principais benefícios à saúde.

O OVO

Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias.

Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6 gramas de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

A Associação Americana de Cardiologistas – American Heart Association – corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.

MISSÃO DE EXPANDIR OS CONHECIMENTOS SOBRE O OVO

O Instituto Ovos Brasil – entidade sem fins lucrativos – foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde humana. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto “ovo” como um alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais.

Fundado 2007, o Instituto Ovos Brasil conta com a representação das principais regiões brasileiras produtoras de ovos. A entidade é composta por pessoas físicas e jurídicas, ligadas direta ou indiretamente às atividades do sistema agroindustrial do ovo.

O Dia Mundial do Ovo será comemorado amanhã, 9 de outubro, ou em todas as segundas sextas-feiras de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público e profissionais de diversas áreas. Acesse www.ovosbrasil.com.br.

FONTE

Lítera
Maria Luiza Paiva – Jornalista
Telefone: (11) 3673-7270