Da Redação

A agricultura comercial brasileira terá R$ 39,5 bilhões à disposição, em recursos, para a safra 2004-2005. O volume significa um aumento de 45% em relação aos recursos destinados ao setor na safra anterior. O anúncio foi feito nesta manhã pelo presidente Lula e pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

De acordo com o governo, com os novos mecanismos de financiamento, comercialização e seguro rural, será possível reduzir custos e riscos no agronegócio.

O presidente Lula ressaltou que a natureza deu ao Brasil vantagem competitiva, já que o país tem todas as condições favoráveis para a agricultura. O que faltava, segundo ele, era que cada um dos agentes ligados ao setor fizesse a sua parte, o que, segundo ele, está acontecendo agora. Lula afirmou que, pelo menos no setor agrícola, o Brasil já está no Primeiro Mundo.

“Hoje, o Brasil está conquistando vantagens comparativas em setores em que estávamos atrasados. Nós hoje somos um país competitivo, na área tecnológica, com muitos outros países do mundo. O resultado da nossa balança comercial demonstra isso. Essa vantagem que nós tivemos permite que o Brasil hoje possa olhar para o mundo sem precisar se sentir pequeno, como país de Terceiro Mundo. E a tendência natural é melhorar”, afirmou.

O presidente lembrou que este é o segundo plano safra de seu governo e afirmou que os objetivos do primeiro plano foram alcançados. Lula ressaltou as negociações que têm sido feitas na Organização Mundial do Comércio (OMC) em busca da redução dos subsídios agrícolas dos países mais ricos e disse que o governo tem agido de maneira serena, mas com firmeza, para ampliar o acesso aos mercados. Lula destacou, ainda, a importância de se buscarem novos parceiros comerciais, principalmente com países em desenvolvimento.

Sobre o aumento da produção agrícola, verificado neste ano, o presidente disse que o Brasil está colhendo agora o que plantou no ano passado e que está plantando mais para colher mais no ano que vem.

Agência Brasil


Panorama Brasil – 18/06/2004
http://www.panoramabrasil.com.br

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.