A criação da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) foi uma atitude dos cotonicultores de estímulo para outras cadeias produtivas do agronegócio se organizar nacionalmente e em Mato Grosso. Esta contribuição foi manifestada ao fim da tarde da sexta-feira (05/05) pelo governador Blairo Maggi, durante descerramento da placa da Galeria de Ex-Presidentes da instituição, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O governador foi um dos fundadores e primeiro presidente da associação, em setembro de 1997.

Uma constatação dessa importância, relatou Maggi, é o fato de que a partir da organização dos cotonicultores, o Estado de Mato Grosso, que detinha pouca produção, passou a fazer parte do grupo de Estados com investimento em pesquisa, tecnologia e atualmente é o maior produtor de algodão do Brasil. Essas mudanças vieram não apenas com a direção, mas também, ressaltou o governador, com a definição e prática de políticas próprias para o setor.

Nessa fase, contaram como instrumentos para melhoria da qualidade da produção e, conseqüentemente, da fibra do algodão, o Programa e Fundo de Apoio à Cultura do Algodão (Proalmat e Facual). Assim como avanços em novas cultivares ou variedades.

?A partir da Ampa começou-se a criar entidades estaduais. Tanto é que após três anos foi organizada a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Abrapa?, observou. ?Após cerca de 10 anos, estamos criando mais associações e dois fundos, como a Aprosoja, e fundos de apoio à bovinocultura e à soja. É um exemplo a ser olhado e ser seguido?, explicou.

A partir de 1997, sucederam o governador como presidente da Ampa o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti; José Pupin e João Luiz Ribas Pessa, que transmite o cargo nesta sexta-feira, à noite, ao novo presidente, Sergio De Marco.

Participaram do lançamento da galeria, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Luiz Carlos Jakobsen Rodrigues; Pessa; De Marco; o presidente da Famato, Homero Pereira; e o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Fonte

Governo do Mato Grosso – SECOM
Jonas da Silva – Jornalista
E-mail: jonascba@secom.mt.gov.br

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.