O Dia de Campo na TV vai apresentar o tema Mangueiro digital: manejo automatizado na bovinocultura. O programa irá ao ar amanhã, 13 de julho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) e parabólica, com reapresentação no dia 15, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF) em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O programa terá a participação do pesquisador Pedro Paulo Pires, da Embrapa Gado de Corte, e do médico veterinário Virgílio Ferreira, da VIPPER Certificadora, parceira no desenvolvimento de sistemas para rastreamento animal e gestão de fazendas. O Dia de Campo na TV vai mostrar o sistema desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte para identificação de bovinos, registro das práticas adotadas e gestão da fazenda, de forma simples, segura e rápida.

Com o Mangueiro Digital, a identificação e controle das informações referentes ao animal são feitas eletronicamente, por meio de um chip implantado nele. O sistema permite a identificação individual do animal e pode ser lido por meio de ondas de rádio. Toda a anotação, que no sistema convencional é feita com caneta e papel, passa a ser feita de maneira automática e o manejo dos bovinos é grandemente facilitado com a ajuda de um programa de computador para gestão da fazenda.

O sistema permite o acompanhamento do desenvolvimento de cada animal, em tempo real, colhendo informações do campo e do mangueiro. Esta nova tecnologia de controle das atividades pecuárias atende `as exigências cada vez maiores de mercados consumidores nacional e internacional, preocupados com a qualidade e com a segurança alimentar.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 6481140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural ? NET, SKY, internet e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela Livraria Virtual da Embrapa.

MAIS INFORMAÇÕES

Embrapa Gado de Corte
Pesquisador Araê Boock
Telefone: (67) 3368-2038
E-mail: sac@cnpgc.embrapa.br

FONTE

Embrapa Informação Tecnológica
Jorge Macau – Jornalista
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.