Já está disponível para download no site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) a nova edição da cartilha Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global. A publicação atualiza informações sobre o tema das mudanças climáticas e apresenta todo o histórico de negociações até a COP-16, realizada no final de 2010, no México. A quinta edição da cartilha produzida pelos pesquisadores do Ipam traz como novidade as definições atualizadas sobre o mecanismo de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD), que começa a ser implementado pelos países signatários da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atual versão da cartilha esclarece sobre as propostas que antecederam o atual conceito de REDD no âmbito da Convenção do Clima e explica a estratégia que vem sendo sugerida para a aplicação do mecanismo, que deverá incluir ações de conservação, entre outras elegíveis a receber recursos que ajudarão a consolidar o REDD nos países em desenvolvimento (REDD ).

Um capítulo especial trata dos mecanismos de financiamento para a execução dos projetos de REDD nas regiões que abrigam florestas tropicais. O direito dos povos das florestas no processo de estruturação da política de REDD recebeu nesta edição um tratamento detalhado, que serve como parâmetro para discussões sobre o tema.

A cartilha também destaca o papel das comunidades tradicionais e povos indígenas na conservação das florestas tropicais e seus estoques de carbono. O remanescente da floresta amazônica brasileira, que cobre aproximadamente 330 milhões de hectares no território nacional, abriga cerca de 47 bilhões de toneladas de carbono. O Ipam estima que somente nas florestas contidas nos 98,7 milhões de hectares de territórios indígenas na Amazônia estejam estocados 13 bilhões de toneladas de carbono. Esses números refletem a importância dos territórios indígenas (27%) na manutenção dos estoques de carbono na região.

Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global explica ainda o que são os serviços ambientais e como compensar economicamente os povos das florestas pelos seus esforços na conservação das matas.

Na nova edição da cartilha, o leitor poderá entender o espectro da Política Nacional sobre Mudança do Clima que está sendo implantada juntamente com um plano nacional sobre o tema. A publicação mostra ainda como funciona o Fundo Amazônia ? que já aplica recursos em projetos demonstrativos de REDD no país ? e como os diversos segmentos da sociedade brasileira podem contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Um glossário com os termos e expressões mais usuais no contexto das discussões sobre o clima ajuda a esclarecer os conceitos técnicos e científicos relacionados ao assunto e serve de referência para pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em entender um dos assuntos mais complexos e atuais no cenário global.

Além da versão eletrônica gratuita disponível em seu site www.ipam.org.br, o Ipam também distribuirá 2.000 exemplares impressos da cartilha para instituições de ensino, pesquisa, governos e sociedade civil.

FONTE

Instituto Ethos

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.