A produção de leite na região Extremo Oeste, é uma das principais fontes para a geração de rendas às famílias rurais. Nesse sentido, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Descanso e Santa Helena e a Secretaria Municipal de Agricultura destes municípios, promoveram nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, um curso sobre Pastoreio Racional Voisin (PRV).

O curso objetivou capacitar agricultores e técnicos nos princípios que norteiam o PRV e possibilitar através da tecnologia do PRV um menor custo na produção de leite, com mais qualidade, baixo impacto ambiental e melhor qualidade de vida da família rural.

O sistema Pastoreio Racional Voisin consiste no manejo racional dos pastos. Com ele, se permite a diminuição de custos na atividade leiteira, incremento na renda e, também, redução considerável de impacto ambiental.

Participaram das atividades, extensionistas da Epagri, técnicos da prefeitura e agricultores (mais de 130 pessoas) do município e da região. De acordo com o extensionista rural da Epagri de Descanso, Zolmir Frizzo, o método PRV atende os princípios da sustentabilidade. “A idéia é difundir entre os agricultores e motivá-los para adotar o sistema, tornando as propriedades mais sustentáveis quanto à produção de leite”, afirma.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado em PRV no Canadá, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, destacou a importância de se adotar o sistema nas propriedades. “A universidade tem o compromisso social com os agricultores. O PRV é uma das alternativas para fazer com que eles permaneçam no campo com uma boa renda e vida digna”, acredita Pinheiro Machado.

Ainda segundo ele, esta é a única maneira de reduzir custos e aumentar a produção de leite. “Os agricultores tem que ter personalidade, pois tem muita gente contra o sistema porque com o PRV, se compra menos insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes”, revela.

A médica veterinária, Luciana Honoratto alertou sobre a saúde animal. Segundo ela, a prevenção garante bons resultados. “O produtor precisa refletir a produtividade. É preciso antecipar atitudes e estratégias para prevenir doenças”, disse Luciana. “O curso foi positivo, pela boa participação de público e pelo alto nível do debate que ocorreu durante a programação”, declarou Frizzo.

Muitos agricultores saíram motivados e interessados em iniciar a conversão de seus sistemas de produção de leite convencional para o sistema PRV.

MAIS INFORMAÇÕES

Zolmir Frizzo
Unidade da Epagri de Descanso
E-mail: emdescanso@epagri.sc.gov.br

PARA SABER MAIS

Livro Pastoreio Racional Voisin
Autor: Luiz Carlos Pinheiro Machado
Editora Expressão Popular

Núcleo de Pastoreio Racional Voisin (PRV)
Da Universidade Federal de Santa Catarina

FONTE

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Telefone: (48) 3239-5500
Fax: (48) 3239-5597

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.