A Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA) acertaram a participação dos rebanhos da Embrapa no Programa Rio Genética. Pelas negociações, a Embrapa Gado de Leite disponibilizaria 250 fêmeas, inseminadas com sêmen sexado de alto valor genético, para serem comercializadas nas feiras que o Programa realiza.

Duarte Vilela, chefe geral da Embrapa Gado de Leite, diz que estes animais poderão representar um aporte inicial de um milhão de litros de leite ao longo de um ano na pecuária fluminense. “O Rio de Janeiro trabalha para se tornar autosuficiente na produção de leite e a Embrapa tem muito a contribuir com a genética do seu rebanho”, diz Vilela.

O Programa Rio Genética é coordenado pela SEAPPA e desenvolvido pela Emater-Rio e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), com parcerias com o Banco do Brasil (BB), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O objetivo do Programa é promover o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros do Estado, o aumento da produção e produtividade das explorações, o aumento da renda dos pequenos produtores rurais, a geração de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população rural.

A comercialização do material genético é realizada em feiras. Os animais adquiridos pelos produtores podem ser financiados a juros subsidiados. A Embrapa Gado de Leite pretende realizar uma destas feiras, com 80 animais, no Campo Experimental de Santa Mônica, localizado em Valença (RJ), em setembro de 2011. “Esta é uma ótima forma de administrarmos o número de animais do nosso Campo Experimental ? mantendo somente aqueles que são necessários à pesquisa ? e, ao mesmo tempo, transferirmos boa genética ao produtor fluminense”, diz Vilela.

FONTE

Embrapa Gado de Leite
Rubens Neiva – Jornalista
Telefone: (32) 3311-7510

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.