A diversidade cultural mineira inspirou Guimarães Rosa a definir: Minas é muitas. A frase, agora, dá título ao novo programa da TV Assembleia: uma série de documentários que vai contar histórias do desenvolvimento de municípios do Estado. O primeiro episódio estreia dia 27 de fevereiro de 2011, às 19 horas.

Resende Costa, no Campo das Vertentes, é a primeira cidade visitada pelo programa. O município de quase 11 mil habitantes tem como principal atividade econômica um antigo ofício: a tecelagem artesanal. A técnica trazida pelos portugueses rende aos tecelões quase o mesmo valor do fundo de participação dos municípios, a principal receita da prefeitura.

Os teares também geram muitas histórias de vida, como a de Dona Dalva, 75 anos, que continua fiando colchas coloridas; e da jovem Edinamara Aparecida, que faz xale e cachecol no rústico equipamento de madeira. O documentário revela ainda que Resende Costa tem outros ritmos, como o barulho das motos de enduro e o rock pesado de uma banda de jovens.

E quem conduz essa viagem é o jornalista José Alberto da Fonseca. Ele visitou a cidade e conversou com vários personagens de Resende Costa.

A TV Assembleia é transmitida no canal 11 (TV a cabo em Belo Horizonte) e pela internet – clique aqui para acessar.

FONTE

Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação da ALMG
Telefone: (31) 2108-7715

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.