Ofertar maior número de cursos de inseminação artificial em bovinos é a meta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (Senar/SC), neste ano. O superintendente Gilmar Zanluchi anunciou que, para 2011, está prevista a realização de 60 cursos que qualificarão mais de 700 produtores rurais.

O objetivo do Senar é capacitar produtores e trabalhadores na bovinocultura para inseminar seus próprios rebanhos. Zanluchi salienta que os cursos de inseminação artificial em bovinos são inteiramente custeados pelo Senar/SC, sem nenhum custo aos produtores participantes. Para participar dos treinamentos, basta o produtor procurar o Sindicato Rural de seu município.

Neste mês de fevereiro, o Senar/SC fez uma avaliação dos treinamentos em inseminação de bovinos que vem realizando em todo o Estado. Com esse objetivo foram visitadas as instituições e os profissionais parceiros para, em conjunto, avaliar a ação de formação profissional rural e adotar medidas visando seu aperfeiçoamento.

O consultor do Senar/SC, Olices Santini, manteve reuniões de trabalho com o Colégio Agrícola de Camboriú, a Cidasc (posto agropecuário de Indaial), Sindicatos Rurais de Bom Retiro, Chapecó, Água Doce e Xanxerê, Colégio Agrícola de Água Doce, Clínica Veterinária Campestre de Xanxerê e a empresa de assessoria pecuária Asserpec, de Chapecó.

O objetivo dessa atividade foi uniformizar os procedimentos operacionais adotados por todos de forma a oferecer melhores condições de aproveitamento dos produtores treinados.

O treinamento em inseminação artificial de bovinos contribui com a lucratividade da pecuária de leite e de corte. Com a difusão da prática da inseminação nas propriedades, incentivada pelas Prefeituras com o fornecimento do botijão de sêmen, o interesse dos criadores vem aumentando. Por esta razão o Senar/SC ampliou a oferta de treinamentos.

Os treinamentos incluem aulas teóricas e práticas de manipulação de botijões e de sêmen, da técnica da inseminação artificial, além de noções de melhoramento genético, raças e linhagens, sanidade animal e implantação de programas de inseminação artificial em propriedades e em comunidades.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina
Telefone: (48) 3333-0322
Fax: (48) 3333-0105

FONTE

MB Comunicação Empresarial
Marcos A. Bedin – Jornalista
Telefax: (49) 3323-4244

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.