Pela primeira vez o Brasil e a América Latina serão sede da conferência internacional IUFRO Tree Biotechnology 2011, o evento mais importante do mundo na área de biotecnologia florestal, promovido há mais de 20 anos pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, sigla em inglês). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Veracel Celulose S.A. serão as instituições hospedeiras da conferência, que acontece no período de 26 de junho a 2 de julho, no Centro de convenções do Ecoresort Arraial d`Ajuda, em Arraial d´Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA).

A IUFRO é uma rede global não governamental e sem fins lucrativos que reúne cientistas florestais de vários países para promover cooperação técnica e ampliar o conhecimento sobre aspectos econômicos, sociais e ecológicos relacionados a florestas e árvores. Este ano, a conferência terá como tema De genomas à integração e geração de resultados e deverá contar com a participação de cerca de 500 pessoas, sendo 300 brasileiros e 200 de outros países.

ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

A conferência internacional ganha ainda mais importância em 2011, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é incrementar a conscientização mundial sobre a importância do manejo sustentável dos recursos florestais e a promoção do evento contribuirá significativamente para os propósitos da Embrapa de intensificar o apoio a atividades na área florestal.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e presidente da comissão organizadora do evento no Brasil, Dario Grattapaglia, a realização da conferência IUFRO Tree Biotechnology 2011 converge para a internacionalização do Brasil e sua consolidação como um importante ator mundial em biotecnologia florestal. “É a primeira vez que esta conferência acontece na América Latina e a segunda no hemisfério sul. E, por isso, é uma oportunidade muito importante para o país aumentar a sua visibilidade no cenário internacional na área de biotecnologia florestal”, ressalta.

BIOTECNOLOGIA GANHA IMPORTÂNCIA COMO ALIADA DA PRODUÇÃO VEGETAL

O Brasil possui alguns dos mais extensos e diversos ecossistemas florestais naturais no mundo e é líder em produtividade de florestas plantadas que suprem biomassa florestal de forma sustentável para as mais variadas aplicações industriais. A proporção de floresta plantada no Brasil, entretanto, ainda é modesta e as previsões da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) são de um crescimento massivo e acelerado para os próximos 20 anos em vista da demanda crescente em bioenergia, seqüestro de carbono e crescimento da população humana.

Esse crescimento e a manutenção da competitividade da indústria brasileira de base florestal vão requerer o desenvolvimento crescente de materiais genéticos com amplo espectro de adaptação e qualidade da madeira. Por isso, como explica Grattapaglia, a biotecnologia terá um papel cada vez mais importante nesse processo.

Segundo ele, a realização da conferência IUFRO Tree Biotechnology no Brasil será uma oportunidade ímpar de capacitação, atualização e estabelecimento de interações para a crescente comunidade científico-tecnológica brasileira em biotecnologia florestal.

A conferência está organizada em nove sessões cobrindo uma ampla gama de áreas de interesse em biotecnologia, biologia molecular e genômica populacional de espécies florestais.

Mais informações sobre a conferência internacional IUFRO Tree Biotechnology 2011, incluindo inscrições, prazos para apresentação de trabalhos etc. podem ser obtidas no endereço: www.treebiotech2011.com.

É importante lembrar que toda a programação do evento será realizada no idioma inglês.

FONTE

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fernanda Diniz – Jornalista
Telefones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.