O 15º Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, tradicional evento do setor patrocinado pela Pfizer Saúde Animal, está com as inscrições abertas. Esta edição acontecerá entre 17 e 18 de março, no Centro de Convenções Center Shopping, em Uberlândia (MG). Organizado pela Conapec Jr. (Consultoria Agropecuária Júnior), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) ? Campus de Botucatu, o evento tem coordenação do professor José Luiz Moraes Vasconcelos.

Dividido em três módulos, o curso traz palestras simultâneas sobre temas relacionados a Manejo e Sanidade, Leite e Corte. O programa completo do encontro está disponível no site www.fca.unesp.br/conapecjr.

Neste ano, o destaque ficará por conta das apresentações de dados do uso de marcadores moleculares no melhoramento genético dos rebanhos. William Herring, Diretor Global de Serviços Técnicos da Pfizer Genetics, abordará resultados práticos da utilização dos marcadores de DNA de forma geral. Já a experiência nacional neste campo será apresentada por meio dos exemplos do uso de Clarifide, marcadores genéticos da Pfizer, em duas propriedades: Rancho da Matinha, localizada em Uberaba (MG); e Fazenda Lago Azul, que fica em Bonópolis (GO).

Luciano Borges Ribeiro, palestrante do Rancho da Matinha, falará sobre o uso de Clarifide no processo de seleção genética do Nelore PO. Enquanto que Valdir Volpato, representante da Fazenda Lago Azul, discorrerá a respeito do melhoramento do processo de seleção de novilhas Nelore de reposição com a utilização de Clarifide.

Clarifide é um painel de marcadores de DNA para bovinos, baseado nas predições genéticas de características economicamente importantes de reprodução, crescimento, habilidade materna e carcaça que permitem decisões confiáveis na seleção e acasalamento do rebanho Nelore. Por meio das avaliações feitas pelo processo Clarifide, é possível identificar o potencial genético de bovinos, ajudando produtores a selecionar e gerir processos para aumentar a rentabilidade dos rebanhos Nelore. É um produto desenvolvido no Brasil para atender às necessidades dos criadores de Nelore, com o objetivo de melhorar os rebanhos geneticamente.

Os interessados em participar do curso Novos Enfoques devem entrar em contato com a Conapec Jr. por meio dos telefones (14) 3811-7185 e 3811-7189 ou pelo e-mail conapecjr@fmvz.unesp.br.

A inscrição custa R$ 250,00 para profissionais, produtores, alunos de graduação e pós-graduação, dando o direito de assistir às palestras dos três módulos (Manejo e Sanidade; Leite e Corte). Para inscrições on-line, o prazo encerra-se em 15 de março, às 16h.

ANOTE NA AGENDA

O que: 15º Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos
Quando: 17 e 18 de março de 2011
Onde: Centro de Convenções Center Shopping – Uberlândia/MG

Informações:

Conapec Jr.
Telefones: (14) 3811-7185 ou 3811-7189
E-mail: conapecjr@fmvz.unesp.br
Web: www.fca.unesp.br/conapecjr

FONTE

CDN – Comunicação Corporativa
Marisa Franco – Jornalista
Telefone: (11) 3643-2907

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.