No Brasil, mais de 8 milhões de pessoas em idade escolar vivem na zona rural, onde estão cerca de 20% de nossas escolas. O desafio dessas unidades educacionais é enorme e vão desde a superação da falta de estrutura e de professores às altas taxas de abandono dos estudos. O resultado disso é que temos uma população acima de 15 anos no campo que não passou nem cinco anos na escola. A educação rural é tema de uma série especial do Jornal Futura e, na primeira reportagem de Dani Moura, conheça uma realidade bem distante dos grandes centros, no interior do Maranhão. Série Escolas Rurais – Transporte

Educação é um direito de todo cidadão brasileiro, mas ter acesso a esse direito não é nada simples em algumas regiões do país. Em pleno século XXI, persistem as desigualdades educacionais entre as zonas rural e urbana. Milhares de crianças e jovens enfrentam inúmeras barreiras para continuar os estudos e concluir as etapas do Ensino Fundamental e Médio – o deslocamento até a escola é um deles. As dificuldades do transporte escolar é o tema da segunda reportagem da série especial sobre escolas rurais.

A educação no campo no Brasil: uma das críticas mais comuns ao modelo de escola rural adotado em nosso país é a falta de um currículo que contemple a realidade do aluno do campo. Hoje já existem modelos de escolas que ensinam conteúdos próprios do meio rural, como as escolas familiares agrícolas propostas pelo movimento camponês a partir dos anos de 1980. Este é o assunto da última reportagem da série especial sobre escolas rurais.

Fonte: Canal Futura

Compartilhe esta postagem nas redes sociais