Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia — Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São ofertadas vagas para mestrado e doutorado, sendo 14 para a linha de pesquisa Manejo de Culturas, 16 para Manejo em Fitossanidade e Impacto Ambiental, 10 em Morfogênese e Biotecnologia de Plantas e 10 em Produção Vegetal em Sistemas Integrados. O programa não define previamente quantas vagas são para mestrado ou doutorado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2014, diretamente na Secretaria do programa, no Setor de Ciências Agrárias, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, ou pelo correio (via Sedex), valendo para validação da inscrição a data de postagem.

A seleção será composta de duas etapas eliminatórias: um exame escrito e uma entrevista com apresentação do pré-projeto de pesquisa. Para subsidiar a elaboração desse pré-projeto os candidatos, antes da inscrição, deverão manter contato com o possível orientador que atue na linha de pesquisa de seu interesse.

Para mais informações basta conferir o edital, disponível no site www.pgapv.ufpr.br.

Pós-graduação em Ciência do Solo abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná. São ofertadas 22 vagas para mestrado e 13 para doutorado. Os candidatos serão selecionados através de prova escrita, pré-projeto de pesquisa, defesa do pré-projeto, curriculum vitae e histórico. O prazo para habilitações vai até o dia 31 de outubro de 2014.

A área de concentração dos cursos é Solo e Ambiente, com duas linhas de pesquisa: Propriedades e processos biogeoquímicos nos ecossistemas e Qualidade, manejo e conservação do solo e da água. Recomenda-se um contato prévio com o eventual orientador, visando conhecer melhor sua linha de pesquisa no Programa.

A prova escrita está agendada para o dia 6 de novembro.

Mais informações estão disponíveis no site www.pgcisolo.agrarias.ufpr.br.

Fonte: Universidade Federal do Paraná

Compartilhe esta postagem nas redes sociais