O aplicativo Suplementa Certo, desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que já alcança seis mil downloads desde o seu lançamento em julho de 2013, conta agora com uma nova versão, lançada em setembro de 2014 durante o VI Congresso Latino-americano de Nutrição Animal, em São Pedro (SP).

Uma das novidades é a possibilidade de considerar o rendimento de carcaça com valores diferentes para cada produto que esteja sendo comparado, enquanto na versão anterior considerava-se que este rendimento não seria influenciado pela suplementação. "Isso é importante, pois, em geral, o rendimento de carcaça das suplementações com maiores quantidades de concentrado são superiores e, portanto, esse ajuste permite uma comparação mais próxima da realidade", explica o pesquisador da Embrapa Sergio Medeiros.

A nova versão do aplicativo inclui, ainda, a possibilidade de realizar a comparação de dois produtos de semiconfinamento e de salvar e exportar a simulação. "Isso facilita a vida do usuário, caso ele queira, por exemplo, comparar mais que dois produtos. Enfim, ele pode mais facilmente comparar as simulações, além de guardar um banco de dados se quiser", diz Sergio.

Outra vantagem é a possibilidade de o usuário avaliar a vida útil dos cochos da propriedade. A versão anterior assumia uma duração de cinco anos e alocava 20% dos custos por ano para que, ao final de cinco anos, o produtor comprasse cochos novos. "Nesta versão, se for informada uma duração de dez anos, será alocado só 10% do valor para a suplementação. Essa alteração também permite que as comparações se aproximem mais da realidade do produtor", acrescenta o pesquisador.

Ele conta que mais novidades estão previstas para o Suplementa Certo. "Futuramente, lançaremos uma versão com uso flexibilizado para períodos de águas e seca, bem como maior interação entre o produtor e a Embrapa", adianta.

O que é o Suplementa Certo?

A finalidade do aplicativo é auxiliar o pecuarista na avaliação do benefício/custo de alternativas de suplementação do rebanho no período da seca. A interface intuitiva permite a comparação de produtos de suplementação, à disposição do pecuarista, em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semiconfinamento.

O pesquisador explica que as avaliações podem ser feitas em poucos minutos. Para fazer a primeira simulação, basta cadastrar o lote de animais a suplementar, cadastrar os produtos que se deseja comparar e solicitar a comparação. "O aplicativo, então, pede a data inicial da suplementação, a duração em dias, um valor da arroba previsto para o final da suplementação e o provável rendimento de carcaça. Daí basta solicitar a comparação para obter os resultados".

Para o produtor rural de Ribas do Rio Pardo (a cerca de 100 km de Campo Grande), Ricardo Buanorott, que usa o aplicativo desde 2013, a partir de uma estimativa de consumo e ganho de peso fica fácil obter uma comparação de custo/benefício, em determinada linha de produtos e entre produtos de consumo variável. "Apesar de não ter muitas variações na suplementação, a ferramenta é bastante interessante na tomada de decisão rápida, seja na fazenda ou na própria loja onde adquiro o suplemento", afirma.

O gerente Nacional de Confinamento da DSM Tortuga, com base em São Paulo, Marcos Baruselli, considera o aplicativo como de grande utilidade para técnicos em agropecuária e produtores rurais. "Incentivamos o uso da ferramenta para uma melhor análise técnica e econômica da suplementação nutricional para bovinos de corte", afirma.

"Muitas vezes a tomada de decisão quanto à suplementação esbarra na incerteza do retorno financeiro por parte dos produtores. Assim, o uso de ferramentas de auxílio é de extrema importância. Com o aplicativo Suplementa Certo o produtor pode planejar e comparar técnicas de suplementação com simulações, o que dá maior segurança nas suas ações", acrescenta o supervisor de treinamento técnico da Nutreco, João Benatti.

Onde encontrar?

O aplicativo, desenvolvido para sistema operacional Android, pode ser baixado – de graça – na loja virtual Google Play. Depois de instalado, o Suplementa Certo pode ser usado sem a necessidade de conexão com a internet. Segundo o analista de Tecnologia da Informação da Embrapa, Camilo Carromeu, a proposta da Empresa para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ocorre em consonância com a iniciativa da Anatel que, em 2012, realizou licitação para internet rural no Brasil e estabeleceu as metas de cobertura de 60% dos municípios brasileiros em 2014 e 100% até o fim de 2015.

Ele destaca que essa nova realidade poderá permitir o acesso à informação pela comunidade rural, uma fatia da população que, em grande parte, é avessa à adoção de tecnologias computacionais. "Conhecendo as especificidades desse público, cabe à Embrapa desenvolver canais de acesso ao conhecimento gerado, às tecnologias e aos serviços possibilitando que sejam utilizados por quem jamais teve acesso à informática. Isso também vem com a consolidação no uso de dispositivos móveis", afirma.

Outra grande novidade foi a criação de uma startup, chamada "Cia do Código", para o desenvolvimento dessa nova versão do aplicativo. "Formada pelos alunos egressos da Facom/UFMS, responsáveis pela primeira versão do Suplementa Certo, a startup é o primeiro passo para concretizar a visão estratégica da parceria entre a Embrapa Gado de Corte e a Facom, na consolidação de um parque empresarial voltado para a computação aplicada ao agronegócio", destaca Camilo.

Segundo o pesquisador Sergio Medeiros, aliar a necessidade de bancar o desenvolvimento de novos aplicativos ao empreendedorismo de jovens talentosos, com a necessidade das empresas atingirem seu público-alvo, traz grandes chances de uma relação vantajosa para todos. "Ganha a empresa que associa seu nome a algo útil, ganha a economia, pois incentiva-se o empreendedorismo e ganha, especialmente, o produtor rural que tem mais uma ferramenta a ajudá-lo no seu dia a dia", finaliza.

Para saber mais

Saiba mais sobre o aplicativo
Baixe o aplicativo para Android no Google Play
Baixe o manual do aplicativo

Fonte: Embrapa Gado de Corte
Kadijah Su(le)iman – Jornalista
Telefone: 67 3368-2203

Compartilhe esta postagem nas redes sociais