Texto produzido por Faemg

O Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos realizou na semana de 04 a 09 de março, na Fazenda Indiana, o curso de retroescavadeira para a criação de Barraginha. Esta é a primeira capacitação desse conteúdo realizada no município e integra as ações do Projeto Bocaina. O trabalho é resultado de extensa parceria que nessa etapa inclui o Sindicato dos Produtores Rurais, Prefeitura, SAAE e Senar Minas.

O curso aborda questões que partem da segurança no trabalho e passa por outras como descrição do ciclo hidrológico, precipitação, evaporação, transpiração, funções da barraginha, manejo e conservação do solo e da água, erosão, vegetação, tipo de barraginhas e as condições do local.

O curso foi ministrado pelo instrutor Régis Rodrigo Fonseca para funcionários da prefeitura e SAAE, que executarão as obras.  

Com a meta de conservar o solo e facilitar a infiltração da água para reabastecimento do lençol freático foram construídas barraginhas semicircular e circular. Em próxima etapa, funcionários da prefeitura e SAAE construirão pequenas barragens nas estradas ao longo da área do Ribeirão Bocaina, para evitar a erosão. Segundo Gustavo Bahia do SAAE, técnico das obras, essas ações também buscam a revitalização da área ambiental evitando que resíduos sólidos, que escoam juntamente com as enxurradas assoreiem leitos de rios e córregos. O que se espera de resultado é a infiltração de água no lençol freático, melhora da qualidade da água e aumento do volume da mesma nas nascentes.

O Projeto Bocaina engloba ações de recuperação e preservação de nascentes e reservas florestais, conservação de agua e solo, saneamento ambiental rural além da mobilização, capacitação e educação ambiental.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais