Fonte: Embrapa

Integração lavoura-pecuária (ILP), estação de monta invertida e manejo de pastagens. Este tripé tecnológico é o responsável por uma grande mudança no sistema de produção da Fazenda Pontal, no município de Nova Guarita, no norte mato-grossense. As estratégias utilizadas e os resultados desse processo serão apresentados no próximo sábado, dia 4, no 3º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril.

As inscrições para o dia de campo são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.embrapa.br/agrossilvipastoril, ou no dia do evento, a partir das 7h15.

Programação

O dia de campo terá início às 7h45 com uma rápida abertura seguida de uma fala do proprietário José Leandro Olivi Peres que fará uma apresentação geral da fazenda e do sistema produtivo adotado.

A propriedade tem como atividade principal a pecuária de cria de nelore.

Na sequência, representantes de instituições que atuam em parceria com a propriedade farão rápidas apresentações antes de dar início ao circuito de estações no campo.

Às 10h, os participantes serão divididos em três grupos e passarão por quatro estações temáticas. Em uma delas será abordada a implantação e condução do Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi para o pastejo em sistema ILP.

A alimentação animal será o destaque em outra estação, com apresentações sobre a gestão de pastagens e a suplementação estratégica para vacas de cria.

A reprodução será o tema da terceira estação, com abordagens sobre a gestão reprodutiva e sobre os modelos de ressincronização e seus impactos financeiros.

Na última estação os participantes acompanharão apresentações sobre o manejo de plantas daninhas nos consórcios de safrinha e sobre a importância da análise de solos em sistemas agropecuários intensivos.

Parceria

O 3º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril é mais um dos eventos de transferência de tecnologia em sistemas ILPF promovidos em Mato Grosso pela parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril e o Senar-MT.

Após o evento em Nova Guarita, o próximo dia de campo promovido pela parceria será o 9º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, em Sinop (MT), nos dias 9 e 10 de maio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais