Fonte: Faemg

Dando continuidade aos encontros regionais, a regional do Senar Minas em Juiz de Fora, recebeu, na última semana, o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, o coordenador de Formação Profissional Rural, Luiz Ronilson Araújo Paiva, e o coordenador de Promoção Social, José Belas Gonçalves. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões, nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Lima Duarte, Juiz de Fora, Rio Pomba e Ubá.

Estiveram reunidos representantes dos seguintes sindicatos de produtores rurais, parceiros do Sistema Faemg/Senar Minas: Conselheiro Lafaiete, Ressaquinha, Entre Rios de Minas, São João Del-Rei, Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Minduri, Baependi, Santa Rita de Jacutinga, Andrelândia, Juiz de Fora, Mar de Espanha, Rio Pomba, Guarani, Tabuleiro, Piraúba, Ubá, Tocantins e São João Nepomuceno.

O objetivo dos encontros era apresentar aos presidentes de entidades cooperadas e mobilizadores as novas diretrizes de trabalho, a fim de alinhar metas e focos de trabalho, fortalecendo a base sindical.




“São 26 anos de sucesso, mas percebemos novas necessidades e adequação aos novos tempos. Um dos pontos que integram essa mudança é trabalhar junto aos mobilizadores, por meio do Programa Mobilizar Bem, com a criação de um planejamento, a fim de atender às reais prioridades econômicas e sociais dos municípios”, destaca Nascif.

Entre as novidades estão as frentes de trabalho na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além da busca pelo aumento da eficiência de cursos pontuais, que passam a atender por meio de cursos de média e longa duração. Outra prioridade diz respeito aos programas especiais nas áreas da saúde e da qualidade de vida do produtor rural e seus familiares. E mais, a formação do jovem rural e o empreendedorismo (comercialização e negociação) estão entre as metas.

Uma das novidades será o Programa de Enfrentamento do Uso Abusivo de Álcool e Drogas, que terá o piloto desenvolvido em quatro escolas da cidade de Luz. Com duração de oito meses, o Programa irá trabalhar o protagonismo juvenil, identificando as vulnerabilidades da juventude e transformando as mesmas por meio do diálogo e da motivação.

Visita à sede Regional do Senar Minas em Juiz de Fora – José Belas, Márcio Luiz Silva, Christiano Nascif, Semara Toledo, Ana Paula Louback, Luiz Ronilson

Formação Profissional Rural (FPR)

O coordenador de FPR do Senar Minas, Luiz Ronilson, apontou a importância do ATeG. “Com a experiência de dois anos com a cultura do café, podemos afirmar a importância do Programa, que traz resultados acima dos esperados”. Ele destacou, ainda, a necessidade de preparação do jovem do meio rural. “É preciso driblar os problemas trazidos pelo envelhecimento no campo, preparando esses jovens. Para isso, temos trabalhado os programas Jovem no Campo e Formação por Competência”.

Promoção Social (PS)

Também presente nos encontros, o coordenador de Promoção Social do Senar Minas, José Belas, apontou a necessidade de realização de cursos na área da saúde, como o de Saneamento Rural no Meio Rural. “É preciso trabalhar o que é básico na saúde. Além disso, precisamos ter como foco a qualidade de vida, que é o que vai fazer com que as pessoas fiquem no campo”.

Parceria

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, Domingos Frederico Netto, comentou sobre a importância das mudanças no fortalecimento da parceria entre sindicato e Sistema Faemg/Senar Minas. “Vamos alavancar nossa atuação porque teremos a certeza de estarmos atendendo às demandas reais de cada município”.

O gerente do Senar Minas em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva destaca que “nesses encontros, além da oportunidade dos representantes de todas as entidades envolvidas estarem dialogando sobre o processo, tivemos a oportunidade de o superintendentee os coordenadores conhecerem, in loco, o trabalho realizado na região”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais