Fonte: Embrapa

Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019, 30 professores universitários de países tão diversos quanto Bangladesh, Bolívia, Jordânia e Ruanda vão se encontrar no Rio de Janeiro para participar de curso sobre a água na prática agrícola. O grupo, selecionado por edital, vai se dedicar a três temas dentro do assunto: serviços ecossistêmicos, erosão hídrica e manejo de resíduos orgânicos.

“O uso da água na agricultura tem papel fundamental em qualquer debate sobre segurança alimentar e hídrica, já que as atividades agropecuárias utilizam 70% da água do mundo”, revela a analista da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Julia Stuchi, uma das organizadoras do evento ao lado do pesquisador da Embrapa, Aluísio Granato, e do professor da PUC-Rio, José Araruna Jr.

A agricultura ineficiente contribui para um grande desperdício de água da superfície.




Aliado a isso, o uso excessivo de adubos e defensivos é fonte de poluição da água. Assim sendo, o manejo sustentável de recursos hídricos na agricultura é vital, não apenas para aumentar a produção, mas também para apoiar o crescimento econômico em outros setores. ”Por outro lado, a agricultura encara desafios cada vez maiores relacionados à água, passando por mudanças climáticas, disputa de recursos hídricos com outros setores e deterioração gradual da qualidade da água”, lembra Julia.

Durante o curso os participantes vão ter a oportunidade de debater e apresentar suas experiências buscando, em conjunto, soluções e ações de pesquisa para melhorar a gestão da água na agricultura.

O encontro acontecerá no Tropical Barra Hotel, com visitas à Embrapa Agrobioolgia (Seropédica-RJ), Embrapa Solos e Jardim Botânico.

O curso é parte das ações do projeto Exceed-Swindon, que engloba universidades e institutos de pesquisa dos seis continentes em manejo sustentável da água.

A organização do evento é resultado de parceria entre Embrapa Solos, PUC-Rio e Universidade de Braunschweig (Alemanha), com financiamento do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Compartilhe esta postagem nas redes sociais