Fonte: Embrapa

O evento Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite (Tecleite), organizado pela Embrapa Gado de Leite em conjunto com Emater-RJ, empresas estaduais de pesquisa (Pesagro Rio), Unipasto e o Instituto Federal de Campos do Pinheiral (RJ), acontece na próxima quarta-feira, dia 19, no Campo Experimental Santa Mônica, em Barão de Juparanã, distrito de Valença (RJ). São esperadas cerca de 200 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes das áreas ciências agrárias.

O Tecleite ocorre no formato de “dia de campo”, com palestras realizadas no ambiente produtivo de uma fazenda.




As tecnologias são apresentadas conjuntamente por pesquisadores e extensionistas de forma prática e acessível ao público. O evento começa às 8:30h, com a palestra sobre como atender às normativas 76 e 77 de qualidade do leite, a ser proferida  por por Cláudio Paiva. As inscrições podem ser feitas no local, a partir das 7:30h ou pelo site: www.sympla.com.br/tecliete-valença—2019_558052

Após a palestra de abertura, a ser realizada no Solar Marquês de Baependi, casarão onde o Patrono do Exército Brasileiro viveu em seus últimos anos de vida, os participantes serão encaminhados para as quatro estações de campo que vão abordar os seguintes temas: ponto de colheita do BRS Capiaçu, conforto e bem-estar para bovinos de leite, benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta para a conservação do solo e diagnóstico e tratamento para a tripanossomose.

Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, tão importante quanto transferir tecnologias para o produtor é a aproximação das empresas de pesquisa com a extensão rural. “As instituições parceiras constroem juntas o evento e os temas das estações dos dias de campo são sugeridos pelos técnicos da Emater, que conhecem de perto as demandas dos produtores”, afirma. O pesquisador ressalta que o Tecleite já se tornou uma marca da Embrapa. Desde o primeiro ano, cerca de três mil produtores já participaram dos dias de campo.

Em outubro o Tecleite será realizado no Espírito Santo e Minas Gerais. Dia três será em Cachoeiro do Itapemirim, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisaa, Assistência Técnica e Extensão Rural. No dia 17 será sediado no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco, neste caso em parceria com a Emater-MG.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Compartilhe esta postagem nas redes sociais