Fonte: Embrapa




O BiomaPhos é um inoculante desenvolvido pela Embrapa em parceria público-privada com o grupo Simbiose / Bioma e representa uma solução totalmente orientada à sustentabilidade da produção agrícola, já que pode reverter futuramente o quadro de alta dependência brasileira do mercado internacional de fertilizantes.
Lançado em 2019, é o primeiro inoculante nacional para mobilização biológica de fósforo, desenvolvido a partir de tecnologia brasileira, que permite uma maior disponibilidade desse nutriente para as plantas, apresentando incrementos de até 10% na produtividade da soja e 12% na produtividade do milho.
A tecnologia tem importante impacto econômico para o setor agropecuário, porque aumenta a produtividade, ajuda a reduzir a aplicação de fósforo nos cultivos e , consequentemente, a importação de adubos fosfatados, resultando em menor custo para o produtor e menor preço final para os consumidores, além de contribuir para a ampliação do mercado de bioinsumos na agricultura brasileira. Ganhos ambientais também são reais, pois é uma tecnologia renovável e não poluente, que contribui para a emissão de menor quantidade de gases tóxicos.
A pesquisadora Christiane Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), vai apresentar detalhes sobre esse inoculante durante a live, que conta também com as participações de Artur Soares, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Simbiose/Bioma, e do engenheiro agrônomo Maurício De Bortolie, gerente das Sementes Aurora, no município gaúcho de Cruz Alta.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.



Compartilhe esta postagem nas redes sociais