Fonte: Fapesp

Mestrado em matemática e química teórica na UFABC

São oferecidas duas vagas no Centro de Matemática, Computação e Cognição da universidade. Projeto estuda a teoria da estrutura eletrônica sob o ponto de vista da geometria diferencial (imagem: Wikimedia Commons)

Agência FAPESP – Duas oportunidades de mestrado com bolsas da FAPESP estão disponíveis para o projeto de Apoio a Jovens Pesquisadores “As variedades diferenciáveis da teoria da estrutura eletrônica”.




As inscrições devem ser feitas até 30 de junho de 2020.

Conduzido no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC), o projeto estuda a teoria da estrutura eletrônica sob o ponto de vista da geometria diferencial, em particular da conexão entre o método de estrutura eletrônica Hartree-Fock e a variedade diferenciável Grassmanniana.

Cada candidato selecionado será responsável pelo desenvolvimento de um tema. No primeiro deles, serão estudados e desenvolvidos novos algoritmos para a otimização da função de onda eletrônica, como base na conexão entre química teórica e geometria diferencial. Esse processo envolverá a derivação matemática das equações e a sua implementação computacional.

No segundo tema, com ênfase em química teórica e computacional, o bolsista estudará como sistemas de alto caráter multirreferencial podem ser identificados usando a geometria da variedade Grassmanniana. Para isso, serão realizados cálculos computacionais de novos modelos para a função de onda eletrônica, que são desenvolvidos no grupo de pesquisa, e correlacionados com os resultados de métodos-padrão de química computacional.

As inscrições podem ser feitas pelo envio de e-mail para o coordenador do projeto, o pesquisador Yuri Alexandre Aoto (yuri.aoto@ufabc.edu.br).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3431.

Os requisitos e benefícios das bolsas mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Compartilhe esta postagem nas redes sociais