Fonte: Embrapa

Tecnologias para Produção de Soja é o tema da live que será realizada pelo Canal Rural, no dia 09 de setembro de 2020, às 20 horas, com os pesquisadores da Embrapa destacando as principais tecnologias para a implantação da lavoura que impactam na produtividade da soja. A live será transmitida pelo site do Canal Rural e também pelas redes sociais do Canal Rural (Facebook e Instagran).




O chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja Alvadi Balbinot irá destacar a importância de se utilizar as tecnologias disponíveis para iniciar adequadamente uma lavoura de sucesso. Segundo ele, na fase de implantação da cultura, são determinados vários fatores que irão impactar na produtividade e na lucratividade da soja. Na fase inicial, Balbinot explica que já estarão definidos, por exemplo, as cultivares, a adubação de base, o espaçamento, a densidade e a época de semeadura, a uniformidade de distribuição de plantas na linha, além na inoculação que determina a nodulação das raízes. “Isso tudo será determinante se a lavoura terá alto ou baixo potencial produtividade”, defende.

Balbinot diz ainda que são três os pilares que compõe um bom início de safra. O primeiro deles diz respeito à qualidade das sementes, ao tratamento com fungicidas e a inoculação e coinoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento. O pesquisador Marco Antonio Nogueira irá abordar o tema, principalmente a coinoculação da soja. O segundo pilar diz respeito ao bom funcionamento da semeadora. Isso inclui todos os cuidados com regulagem prévia, monitoramento e escolha de discos, regulagem de profundidade e roda compactadora, entre outros fatores. Este tema será abordado pelo pesquisador Osmar Conte. O terceiro pilar para o sucesso da lavoura é a condição da área, o que significa estar livre de plantas daninhas e ter palhada favorável para adequada plantabilidade da lavoura, em sistema de plantio direto.

Se a produtividade da lavoura de soja é determinada pelos componentes de rendimento, a implantação da lavoura é uma das fases que merece atenção especial. “Neste período, é definido número de plantas produtivas, por área, além de poder impactar o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem e a massa de grãos”, explica Balbinot.

FONTE
Embrapa Soja
Lebna Landgraf – Jornalista

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Compartilhe esta postagem nas redes sociais