Fonte: Embrapa


Celebração virtual de aniversário da Embrapa Arroz e Feijão contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti. Foto: Sebastião Araujo

A Embrapa Arroz e Feijão (GO) completou 46 anos; a solenidade virtual de aniversário foi realizada na manhã do dia 6 de outubro, com transmissão ao vivo pelo Canal da Embrapa no Youtube.

A celebração contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti; em sua mensagem, Moretti destacou a importância da Embrapa Arroz e Feijão por atender a todas as agriculturas do Brasil, indo desde o pequeno produtor e agricultura familiar até o agronegócio de larga escala.

“A Unidade está presente nas principais regiões produtoras do país, por meio de uma extensa rede de parceiros da pesquisa e transferência de tecnologia; ela faz isto tanto em parceria com as instituições pública quanto pela iniciativa privada.




Além disto, mantém núcleo avançados de arroz em Sinop (MT), Alegrete (RS), Palmas (TO) e, na cultura do feijão, em Ponta grossa (PR) e Aracaju (SE).”

Entre as variedades de arroz para terras altas, como por exemplo, a BRS Catiana, representam, junto com as demais variedades de arroz de terras altas, 70% do marketing de arroz de sequeiro no Brasil; nas variedades de feijão, 50% das áreas de produções no Brasil são variedades desenvolvidas pela Embrapa.  

O balanço energético integrado à cadeia de carbono, a fixação biológica de nitrogênio, que contribui para a mitigação de gás de efeito estufa, a agricultura familiar e meio ambiente são, também, alguns dos espaços importantes que fazem parte da rotina da Embrapa Arroz e Feijão, que desenvolve projetos junto a instituições representativas da sociedade brasileira para atender a essas demandas.  

“Os números mostram que o crescimento do agro no primeiro semestre de 2020 foi de 5% e eu não tenho dúvida que a retomada da economia brasileira vai precisar do agro e o agro, por sua vez, precisará da Embrapa”, avaliou Moretti.  

Ao final da celebração, Celso Moretti, estendeu sua homenagem para cumprimentar a cada um dos colaboradores da Unidade, os pesquisadores e analistas, técnicos, bolsistas e estagiários; Moretti cumprimentou também a todos os parceiros do setor público e da iniciativa privada que estiveram juntos com a Unidade, dos produtores, empresários e extensionista, aos estudantes, professores universitários e todos os demais segmentos que participaram e fizeram este momento muito importante da Embrapa Arroz e Feijão, de 46 anos de existência.

Pela Embrapa Arroz e Feijão, o chefe geral da Unidade, Elcio Guimarães, agradeceu em nome dos 266 colegas da Unidade e também aos parceiros de todos os momentos: “Tudo que nós produzimos só foi possível por essa quantidade de pessoas e os parceiros que foram realmente os que nos ajudaram a fazer a diferença, lutado e trabalho conosco para que o arroz e feijão chegasse no que está hoje”.  

Embrapa Arroz e Feijão – Fundada em 4 de outubro de 1974, a Embrapa Arroz e Feijão é uma das 47 Unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Unidade viabiliza soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Conta com uma equipe de pesquisadores, analistas e técnicos da área de pesquisa, transferência de tecnologia e comunicação a Embrapa Arroz e Feijão busca proporcionar mais qualidade, economia e praticidade ao dia a dia dos agricultores e agricultoras brasileiros.

Também busca com os parceiros trabalhos conjuntos objetivando agregar valor aos recursos naturais, fortalecer a agropecuária no país e gerar inovações em benefício das cadeias produtivas do arroz, feijão, soja, milho, algodão, amendoim, pecuária de leite e corte.

A equipe técnica está organizada em Grupos de Pesquisa e Transferência de Tecnologia com foco em avaliações técnicas, elaboração e condução de projetos e contribuição com o gerenciamento de ações e atividades agropecuárias no Cerrado brasileiro.

Programação Técnica – Junto à celebração de aniversário da Unidade foi oficializado também, o lançamento virtual do XIII Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe 2021), que se realizará entre os dias 28 a 30 de setembro de 2021, no Centro de Convenções de Goiânia.

O Conafe acontece a cada três anos, sendo uma realização da Embrapa Arroz e Feijão, com o patrocínio diamante da Basf, apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER) e pela organização da Win Eventos.

Neste lançamento especial de aniversário o “esquenta – Conafe 2021” foram apresentadas quatro palestras temáticas sobre feijão: ‘Propriedades nutricionais do feijão: benefícios para a saúde humana’ – Hércia Stampini/professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa; ‘A genética Embrapa como modelo de negócios: feijão comum’ – Pedro Sarmento/analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão; ‘Desafios agronômicos para a produção rentável de feijão no Brasil Central’ – Hélio Dal Bello/presidente do Grupo Técnico de Consultores de Feijão (GTEC Feijão Brasil); e, ‘Balanço energético e pegada de carbono no cultivo de feijão 3ª safra em Goiás’ – Pedro Luiz/da área de pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão.

Para saber mais sobre o aniversário da Embrapa Arroz e Feijão e o lançamento do Conafe 2021 acesse:

Aniversário da Embrapa Arroz e Feijão e Lançamento Conafe 2021

Depoimentos e homenagens

Podcast de Aniversário

FONTE
Embrapa Arroz e Feijão
Hélio Magalhães – Jornalista

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Compartilhe esta postagem nas redes sociais