Fonte: Embrapa

Foto: Alexandre Esteves – Equipe do Nexus na Embrapa Solos em 2019

Um trabalho que exige uma integração sistemática para abordar questões relacionadas à segurança alimentar, hídrica e energética em vários níveis, gerando diferentes cenários será tema de um webinar nos dia 04 e 11 de novembro.




O Projeto Nexus Alimento – Água – Energia procura maneiras de entender as ligações entre segurança alimentar, hídrica e energética em uma única estrutura capaz de gerar avaliações integradas focadas nesses três tópicos.

O Projeto atua no entorno do reservatório de Ribeirão das Lajes, no município de Rio Claro (RJ).

‘O Nexus Alimento – Água – Energia está sendo muito debatido nas arenas internacionais, então a idéia do webinar é falar que a Embrapa tem um projeto nesse tópico, e que estamos avançando na discussão das funcionalidades da agricultura’, conta a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Ana Turetta. ‘A agricultura, além de promover a produção de alimentos e a segurança alimentar também tem potencial para contribuir com as seguranças hídrica e energética’.

No dia 04 estarão presentes profissionais do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, financiadores do Nexus. Já no dia 11 serão abordadas segurança alimentar e energia, com atualizações em relação ao que está sendo feito no projeto.

Nesse encontro será apresentado um produto para validação a fim de fazer o alinhamento entre o que é envolvido na pesquisa com o que tem potencial de ser de fato aplicado e utilizado por gestores, ‘Porque essa é a ideia da ferramenta; não queremos chegar no final com algo que não tenha potencial para ser aplicado’, enfatiza a cientista da Embrapa.

Objetivos do Nexus incluem também a definição da linha de base pela caracterização do meio físico e socioeconômico, assim como das políticas públicas existentes; seleção e validação, de forma participativa, das práticas agrícolas a serem analisadas; construção de cenários de impactos das práticas conservacionistas à segurança alimentar, hídrica e energética para validação com tomadores de decisão; elaboração de um portfólio das melhores práticas tecnológicas relacionadas à sustentabilidade alimentar, hídrica e energética, validado de forma participativa e estabelecimento de uma plataforma de conhecimento que possa ser aproveitada por outras iniciativas, inclusive aquelas relacionadas ao ensino a distância.

São parceiros da Embrapa no Projeto Nexus a EPAMIG, The Nature Conservancy, UFF, UFRJ e USP.

Inscrições

É necessária a inscrição – gratuita – para participar dos webinars. Para se inscrever no evento do dia 04 clique aqui. Já para a reunião do dia 11, clique aqui.

Serviço:

Dia 04/11, das 10h às 12h

Primeira apresentação: 
Ana Cláudia de Souza Mota (Analista em Ciência e Tecnologia do CNPq na Coordenação de Programa de Pesquisas Oceanográficas e Impactos Ambientais.-COIAM) e Bruno Cesar Prosdocimi Nunes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI) 
Tema: Nexus Alimento – Água – Energia na C&T brasileira.

Segunda apresentação:
Ana Paula Turetta (Pesquisadora Embrapa Solos)
Tema: Agricultura além da produção de alimentos

Terceira apresentação:
Joyce Monteiro (Pesquisadora da Embrapa Solos)
Tema: Base legal relacionada ao Nexus no Brasil

Haverá debate após as apresentações.

Dia 11/11, das 10h às 12h

Primeira apresentação:
José Mario Lobo Ferreira (EPAMIG) 
Tema: Segurança alimentar

Segunda apresentação:
Claudia Moster (UFRRJ
Tema: Segurança hídrica

Terceira apresentação:
Guilherme de Paula Salgado – (EPE)
Tema: Segurança energética

Quarta apresentação:
Tadeu Malheiros – (USP São Carlos)
Tema: Plataforma de conhecimento relacionado ao Nexus Alimento – Água – Energia

Também haverá debate após as apresentações.


Fonte Responsável: Carlos Dias (20.395 MTb RJ) – Embrapa Solos



Compartilhe esta postagem nas redes sociais