AGROSOFT 95
Feira e Congresso de Informática Aplicada à Agropecuária e Agroindústria

Novos Critérios na Apuração de Custos e Rentabilidade Agrícola. Uma Abordagem Não Contábil

Contato
Celso Cursino Guimarães
CPM INFORMÁTICA LTDA
Rua Major Gote 1.036 - Centro
38.700-000 - Patos de Minas - MG

Autoria
Celso Cursino Guimarães - CPM INFORMÁTICA LTDA
Aloízio Magrini - Produtor rural

RESUMO
Apresenta resultados de projeto iniciado em 1.986 na busca de uma solução simples para apuração dos custos de produção e rentabilidade agrícola. A adoção dos critérios sugeridos, de caráter não contábil, não fiscal, pode suprir a agricultura de um PADRÃO, tão necessário na comparação de resultados da produtividade, visando otimização de eficiência de técnicas agropecuárias. Exemplo prático de relatórios (com infinitas possibilidades de cruzamentos) é apresentado no final.

1. Introdução

É inquestionável a importância da atividade agropecuária na economia mundial. Uma indicação desta importância pode ser obtida pela análise da disponibilidade de serviços a ela correlacionados. Tomemos o Estado de Minas Gerais (Brasil), com o projeto Agridata (figura a seguir), muito feliz em sua concepção e de inquestionável valia, voltado à prestação de serviços fundamentais à produção agropecuária.

Não obstante se possa constatar um apreciável elenco de informações técnicas correlacionadas ao processo produtivo e de comercialização, observa-se a falta de informações específicas sobre a EXECUÇÃO das etapas e serviços componentes deste processo.

Onde podemos encontrar informações detalhadas sobre Custos de Produção ou Eficiência de Técnicas Agrícolas?

Evidente, se existisse um processo PADRÃO de levantamento de Custo Agrícola que contemplasse as várias peculiaridades da atividade agropastoril, sem dúvida estas informações estariam sendo disponibilizadas pelo Agridata.

Ocorre, no entanto, que não existe uma forma PADRÃO na apuração de custos, simples, prático e abrangente, e ainda, adequado ao meio rural, fácil de assimilar e de se implantar, sem as amarras do enfoque contábil mormente destinado às exigências do fisco.

Nosso objetivo é mostrar a solução viável para o preenchimento da lacuna apontada, solução esta que foi implantada originalmente em 1986 e enriquecida desde então, com constante reciclagem de campo, até atingir o atual estágio de maturidade.

2. O Sistema Rentagri

A solução apresentada é inovadora. O programa desenvolvido em computador para tratamento dos dados, é precioso e de última geração, mas não deixa de ser apenas uma das ferramentas que se coloca à disposição dos produtores para transformá-los em informações pertinentes. A filosofia Rentagri( leva em conta a formação do pessoal de campo, e para tanto, desenvolveu material didático de treinamento, tanto a nível de implantação, quanto do problema atitudinal.

Faz parte do Sistema a metodologia de aquisição de dados, sem a qual, um programa de computador de nada serviria (no problema agrícola presente) e que oferece ainda as diretrizes a serem seguidas na coleta de dados em campo.

Quando da concepção do Sistema, procuramos contemplar em primeiro plano, o aspecto simplicidade, no processo de coleta de dados. Justifica-se tal premissa, quando se considera o baixo nível cultural da mão-de-obra disponível na maioria das propriedades brasileiras.

O conceito de facilidade na aquisição de dados implica obviamente, na menor ingerência possível no "modus operandi" da empresa rural, sem no entanto, prescindir dos detalhes relevantes ao processo produtivo. Ameniza-se também a natural resistência à adoção de complicados processos de controle, eventualmente, mais onerosos que o processo controlado.

Outra meta a que nos propusemos foi a de maximizar a INDEPENDÊNCIA entre os dados .ou resultados a obter e a estrutura operacional/ administrativa da empresa agrícola. O objetivo desta segunda meta está intimamente relacionado à pretensão de se obter um sistema PADRÃO, que seja oniabrangente, para todas as atividades ou culturas e todo tamanho de propriedade. Os resultados da empresa "A" podem ser confrontados com os da empresa "B", independentemente de suas estruturas operacionais e administrativas. Obviamente, com vistas à comparação de custos globais entre empresas, os resultados precisam também ser mostrados com o peso de suas estruturas organizacionais.

A chave para consecução simultânea das duas principais metas colocadas está na apropriação detalhada dos três principais fatores da produção agropecuária (mão-de-obra, máquinas e insumos), apenas para as mobilizações que agregam valor ao produto, ou ao processo produtivo. Atividades de suporte , ou custos gerais, dependentes das estruturas organizacionais, são apontadas de forma generalizada para toda a propriedade, para posterior rateio entre as mobilizações agregadoras de valor. Nesta hora, o conceito Rentagri( foge do custo contábil. O custo de uma safra permanece aberto desde um determinado evento adotado (data ou fato), até a saída do armazém, podendo agregar valores ao longo de vários anos. Deixam de existir nomenclaturas várias (como despesas operacionais, custos fixos e variáveis, diretos indiretos, etc), para resumirem-se em apenas duas:

EM CAMPO = ORDEM DE SERVIÇO

ESCRITÓRIO= DESPES. ADMINISTRATIVAS

3. Metodologia de Aquisição de Dados

Partindo dos pressupostos anteriores, a modelagem do sistema nos levou a criar um documento adequado ao campo, denominado ORDEM DE SERVIÇO (O.S.). Ele é o único agente do sistema, mobilizador dos recursos de produção da empresa.

Fisicamente, constitui-se numa planilha de apontamentos que é úNICA para TODAS as mobilizações de TODOS os fatores de produção agropecuária, servindo ainda como agenda agronômica.

No mesmo documento, as saídas de insumos são acompanhadas por um completo controle de estoque, cujo tratamento em muito difere do empresarial urbano. As fichas individuais dos itens são de adoção opcional.

Assim, as informações que devem ser coletadas em campo são aquelas contidas na planilha de ORDEM DE SERVIÇO. As informações referentes às atividades não agregadoras de valor devem ser fornecidas mensalmente ao Sistema e ficam sob a respon-sabilidade do Escritório Administração da pro-priedade agrícola, que normalmente conta com mão-de-obra mais qualificada ao apontamento de despesas. O grande mérito do sistema é:

4. O Recurso da Busca Posicional

BUSCA POSICIONAL é um instrumento técnico desenvolvido com exclusividade dentro do Sistema Rentagri. Ela possibilitou manter a desejada SIMPLICIDADE de apontamentos, enquanto oferece uma arquitetura aberta na BUSCA e recuperação das informações armazenadas.

A codificação é muito intuitiva e, ao final de duas horas de treinamento, pessoas sem muita escolaridade tanto conseguem criar codificações que relatam todo um serviço, quanto interpretar o que se passou a partir do código. Como exemplo:

Com este critério, qualquer parte do código pode totalizar ou subtotalizar informações. Custos totais da fase de tratos culturais (ou de preparo), custos de todas as adubações ou somente as químicas; só os serviços feitos por cobertura.

A BUSCA POSICIONAL trabalha com "pedaços" de códigos, tão bem quanto com o próprio código total, de maneira que uma estrutura de codificação bem planejada permite incontáveis formas de seleção dos dados a serem recuperados, os quais incluem desde a forma totalmente SINTÉTICA (maior generalização possível), até a forma absolutamente ANALÍTICA (mais particular possível).

Em essência, a BUSCA POSICIONAL, baseada nos modernos conceitos de banco de dados relacional, é uma mini-linguagem de busca que permite traduzir, para a máquina, solicitações tais como:

"... de todos os talhões de Café das fazendas Alvorada e Esperança (que têm escritas contábeis diferentes), liste-me o custo, nos anos de 1986 a 1991, para aqueles talhões plantados antes de 1980, com o cultivar Mundo Novo, mas somente os plantados em covas".
ou,
"... nestes mesmos talhões totalize-me o custo apenas das adubações químicas em cobertura, executadas com determinado equipamento"- ou o total do custo na fase de tratos ou da colheita, ou de todo o departamento da agricultura, etc, etc..

5. Outros Recursos Operacionais

a) Entradas de dados são efetuadas em janelas específicas para cada tipo de dado. Estas janelas incorporam testes de consistência e várias confirmações antes da aceitação do dado digitado.
b) Os dados estão sempre disponíveis, mesmo de vários anos anteriores, permitindo análises históricas de várias safras.
c) Help-on-line sensível ao contexto.
d) Senhas com privilégios para operadores.
e) Indexação mensal, média e diária (auto-mática) dos valores monetários. Requer informa-ção do valor do dólar, por exemplo, apenas para o primeiro dia de cada mês.
f) Parametrização de usuário, telas/ impressora.
g) Rateios automáticos e manuais.
h) Tabelas de livre criação pelo usuário para registro de produção ou outros dados por talhão. Utilizáveis também em rateios automáticos. São exportáveis para geração de gráficos.
i) Agregação de custos intermediários de atividades/serviços, em única atividade/ serviço.
j) Segregação natural de custos de culturas consorciadas ou intercalares.
k) Auditoria de erros para falhas de operação.
l) Customização de todas as impressões do sistema a nível de seleção de colunas, espacejamentos vertical e horizontal e tamanho de formulários, conforme descrita na geração de listagens e relatórios a seguir.

6. Relatórios

O Rentagri incorpora um exclusivo processo de GERAÇÃO DE RELATÓRIOS, cuja operação se fundamenta no recurso da Busca Posicional e que permite a geração de uma infinidade de tipos de Relatórios, como o exemplo mais simplificado a seguir: Nele poderíamos incluir colunas com custos de homem-hora por hectare, valor, percentuais, ainda compará-los com mão-de-obra eventual; da mesma forma com máquinas e insumos. Todos eles com enfoque tanto por serviço, quanto mês a mês, servindo para planejamento anual.

Todos relatórios podem receber majoração ou redução proporcional, servindo a projeção de aumento ou redução de área plantada.

Com o custo administrativo em coluna separada, é perfeitamente possível comparar serviços, com ou sem esta parcela, entre talhões e até mesmo entre fazendas.

RENTAGRI V3.0 - AGROPECUARIA CPM LTD-REL 5 C861- TALHAO CT861 SAFRA 91


[PAGINA 01            INDEXACAO:MEDIA                  PERIODO:05/90 a 12/91                  GERACAO:20/04/94]
[LANCAMENTOS:73                             TEMPO:21 seg                                      EMISSAO:20/04/94]
 [Condicoes Impostas:DEPARTAMENTO=AGRICULTURA                                                 ANO AGRICOLA=1991]
 [CP1.CF.CT.R.86.1=TALHAO 1 DE CAFE CATUAI PLANTADO 1986 DA CPM 1-ESTAGIO= EM PRODUCAO - ATIVIDADE/CULTURA=CAFE]NRO OBJETIVO               [_AREA_] [__TOTAL   TOTAL       TOTAL em 
US$__]      [_TOTAL_]  [CUSTO FINAL][__%__]LIN DA LINHA               [ em ha] [  M.O/ha.  MÁQ/ha   INSUMO/ha   ODP     ADM/ha] [ US$/Ha] [   em US$] [TOTAL]01..PRIM ADUB 
QUIMICA........12,80.....1,57.....3,35...106,34..............4,43....115,70......1.480,95....4,48

02..SEG
 ADUB QUIMICA.........12,80.....1,16.....3,08...145,54..............7,70....157,48......2.015,76....6,10
03..TER
 ADUB QUIMICA.........12,80.....1,96.....2,67....94,35..............5,86....104,83......1.341,85....4,06
04..ADUBACOES 

QUIMICAS.......12,80.....4,69.....9,11...346,24.............17,98....378,01......4.838,56...14,6405..CALAGENS.................12,80.....3,58.....8,94...110,19.............15,46....138,17......1.768,63....5,35

06..ADUBACOES 

ORGANICAS......12,80.....3,72.....7,34...239,98.............16,72....267,75......3.427,16...10,37

07..TOTAL DAS 
ADUBACOES......12,80....11,98....25,38...696,40.............50
,16....783,93.....10.034,35...30,3708..CAPINAS MANUAIS..........12,80.....4,51...............................26,37.....30,88........395,21....1,2009..CAPINAS MECANIZADAS......12,80.....8,14....31,16......................34,34.....73,63........942,51....2,8510..CAPINAS QUIMICAS.........12,80.....4,15.....4,25....29,15.............11,55.....49,09........628,32....1,9011..TOTAL DAS CAPINAS........12,80....16,79....35,40....29,15.............72,26....153,60......1.966,04....5,9512..TOTAL PULVERIZACOES......12,80.....6,49....27,83...154,64.............40,46....229,42......2.936,64....8,8913..CONT ASSOC SISTEMICO.......................................................................................14..CONT PRAGA SISTEMICO.....12,80.....1,50.....7,81...190,39.............12,53....212,23......2.716,52....8,2215..TOTAL CONT SISTEMICO.....12,80.....1,50.....7,81...190,39.............12,53....212,23......2.716,52....8,2216..TRATOS CULTURAIS.........12,80.....0,71.....7,67.......................6,27.....14,65........187,54....0,5717..PREPARACAO COLHEITA......12,80.....8,82....15,50......................25,04.....49,36........631,75....1,9118..MANUTENCAO TERREIRO......12,80.....3,30.....1,57.......................5,42.....10,29........131,66....0,4019..COLHEITA.................12,80...703,58...............................55,42....759,00......9.715,19...29,4020..PREPARO ARMAZENAGEM......12,80....64,21....15,31.....4,45.....0,74....51,28....135,98......1.740,60....5,2721..BENEFICIAMENTO...........12,80....15,85.....0,51....39,93....20,06....22,51.....98,86......1.265,42....3,8322..SERVICOS GERAIS..........12,80.....6,01................................5,06.....11,06........141,63....0,4323..TOTAL TRATOS CULTUR......12,80....82,49...134,07.1.071,04....39,63...260,50..1.587,73.....20.322,96...61,5024..TOTAL PROCESS. PROD......12,80...783,65....15,82....44,38....20,80...129,20....993,84.....12.721,21...38,5025..SUB-TOTAL LISTADO........12,80...866,14...149,89.1.115,42....60,43...389,70..2.581,58.....33.044,17..100,00
26..TOTAL DO RELATORIO....  .12,80...866,14...149,89.1.115,42....60,43...389,70..2.581,58.....33.044,17..100,00[Total da Producao:358,00 Scs CAFE BENEFICIADO                           Produtividade (Linha 26):27,97 Scs/Ha][                                        Custo Unitario (Linha 26):US$92,30                                   ]

7. Conclusão

Apresentamos sumariamente, o sistema Rentagri( que atende ao propósito de suprir a necessidade de um PADRÃO na comparações de custos e rentabilidade agrícola, um conceito fácil de ser assi-milado simples de ser aplicado e abrangente, servindo a qualquer tamanho de propriedade ou atividade. O treinamento atitudinal e de procedimentos em campo foi idealizado para ser aplicado para pessoas simplesmente alfabetizadas, com letra legível, meticulosas e assíduas. A implantação requer -desenho da fazenda c/ talhões e áreas-,-estoque e precificado -parque de máquinas com valor atual.